TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Blogueiras de viagem dão dicas econômicas para aproveitar as férias no Rio

Internautas apresentam opções gratuitas por toda a cidade

Por Bruna Dantas em 23/07/2018 às 20:03:24

Parte interior do Museu do Açude. (Amanda Monteiro)

As férias de julho já começaram para muitos cariocas, mas nem sempre é possível viajar. Se você vai ficar pelo Rio de Janeiro, isso não precisa ser sinônimo de tédio ou mesmice. Para ajudar na missão de se divertir conhecendo a cidade, o portal Eu, Rio! convidou blogueiras que são praticamente viajantes profissionais e já exploraram a Cidade Maravilhosa de norte a sul. E o melhor: são dicas variadas e que cabem em qualquer bolso.

O projeto "Na estrada com as minas" é uma rede colaborativa de mulheres viajantes, e além do blog e das redes sociais, a equipe também promove passeios gratuitos pela cidade. No último sábado, as Minas promoveram um passeio pelo Centro Histórico da cidade, nos arredores da Cinelândia. A guia de turismo Luiza Helena Rizzo, que é a guia responsável por esses passeios, recomenda para todos os perfis de visitantes. "Passear pelo Centro do Rio é uma mistura de sentimentos, é poder presenciar obras magníficas e ao mesmo tempo lidar com a modernidade da revitalização dessa área", afirma. Somente na manhã deste mesmo dia, os participantes conheceram mais sobre o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Cine Odeon, o Passeio Público e os Arcos da Lapa. A riqueza histórico-cultural do Centro é imensa, e visitar os inúmeros museus e centros culturais é uma ótima ideia para aproveitar as férias.

Museu do Açude foi a moradia de colecionador de arte

A analista de pesquisa Amanda Monteiro, que também faz parte do Na estrada com as minas, indica também a visita ao Museu do Açude, localizado no Alto da Boa Vista. "Apesar de ser pouco conhecido pelos cariocas, é uma ótima opção para um passeio tranquilo e agradável. O museu já foi a moradia de um colecionador de arte e guarda um acervo de azulejaria e louça, escultura e mobiliário de época". E as atrações continuam no exterior: "O espaço tem uma enorme área verde, onde se pode fazer caminhadas e ir descobrindo as obras de arte que ficam ao ar livre, peças de Oiticica, Lygia Pape e outros artistas contemporâneos brasileiros", indica Amanda. O passeio é bastante econômico: o ingresso custa R$6 (inteira) e R$3 (meia-entrada) e a entrada é franca às quintas-feiras. O local possui estacionamento gratuito e funciona de 11h às 17h, com exceção das terças-feiras.

Apaixonada por viagens, a atriz Camila Valeriano criou o instablog Artista Viajante, onde compartilha suas aventuras ao redor do mundo. No entanto, ela é uma carioca apaixonada pela cidade e uma das suas vistas favoritas é a do Vidigal. "É tranquilo subir e curtir uma vista linda. Os dois melhores lugares são o Mirante do Arvrão e o Bar da Laje, um em frente ao outro", sugere. "Outro lugar que indico é a Ilha da Gigoia, que muitos chamam de paraíso perdido na Barra da Tijuca. É uma ilha charmosa com vários bares e restaurante e uma vista linda. Também dá pra praticar esportes radicais e atividades aquáticas, então é diversão dia e noite."


Atriz Camila Valeriano diz que uma da vistas favoritas é a do Vidigal.


Karilayn Areias mantém o blog Kari Desbrava, que reúne suas dicas para aproveitar a cidade. Para ela, um programa que não pode ficar de fora para quem adora a natureza é a trilha da Pedra Bonita. "É uma das mais fáceis, tanto de percurso quanto para chegar. De lá, o visitante tem uma vista privilegiada. Como dica extra fica a possibilidade de fazer yoga ou um piquenique lá de cima".

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.