TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cientistas temem surgimento de novas pandemias como a da covid-19

Problemas ambientais podem intensificar a propagação de novas doenças

Por Portal Eu, Rio! em 01/10/2021 às 09:27:21

Cientistas desenvolveram vacinas contra a covid-19 em tempo recorde. Foto: Pixabay.

A luta contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus ainda não acabou, principalmente pelo surgimento de variantes e o possível surgimento de novas e antigas doenças que precisarão da mesma mobilização mundial como ocorrida contra a covid-19. É o que sugere a pesquisadora e professora Ester Sabino, do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP.

Para Ester Sabino, os desafios que ameaçam a humanidade há mais tempo que a covid-19 poderiam se beneficiar do desenvolvimento em tempo recorde de vacinas. O tema foi discutido na 4ª Conferência Fapesp 60 anos: Desafios à Saúde Global.

“Temos que nos preparar cada vez mais para a possibilidade de novas pandemias”, afirma a professora, lembrando que a devastação ambiental que vem acontecendo pode facilitar o contato entre seres humanos e novos vírus.

“É muito importante que essa pandemia nos dê a ideia de como pode ser custoso a gente não trabalhar e prevenir as novas pandemias”.

Colaboração mundial

Ester destaca ainda a colaboração mundial entre cientistas, o que possibilitou o desenvolvimento rápido de vacinas, principalmente quando a China divulgou a primeira sequência do vírus, em janeiro de 2020. A partir daí os cientistas iniciaram a produção das vacinas.

O alerta permanece. Isso por conta de que o coronavírus ainda é totalmente desconhecido. Para pesquisadora, o vírus ainda pode proporcionar novos conhecimentos, principalmente em relação à proteção que as vacinas proporcionam.

“É importante que a população seja vacinada em massa e mantenha as camadas de proteção, com máscara e distanciamento, até que a gente tenha certeza que a transmissão caiu bastante”, aponta Ester, lembrando das ameaças de variantes mais contagiosas, como a Delta.

Ouça no Podcast Eu, Rio! A professora Ester Sabino em entrevista à Rádio USP, que participou do sequenciamento do novo coronavírus, sobre os aprendizados obtidos com a pandemia da covid-19.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.