TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Pandemia, como lidar com este momento e gerar aprendizagens

Em 03/04/2020 às 19:09:30

Imaginar uma pandemia não é nada agradável, viver uma situação como esta, com riscos de ameaça à saúde e a vida, agravadas com o afastamento social que impacta diretamente nas relações afetivas, torna este momento ainda mais difícil.

Em função da possibilidade de contagio e sem um tempo hábil para se criar um preparo emocional adequado ou suporte, esta ameaça iminente pode colocar em risco o equilíbrio físico e mental das pessoas, minar sua energia, motivação e gerar estados de medos intensos, que podem abalar a saúde e afetar a vida nos seus diversos contextos.

Embora não exista ainda, uma forma efetiva como vacinas, para se evitar com segurança a contaminação, algumas medidas ligadas a práticas de higiene e afastamento social estão sendo executadas e seguidas em nosso País e no Mundo. Seguir as orientações, quanto as práticas de higiene, pode ser mais fácil e depois de aprendida, por repetição torna-se um hábito saudável. Porém, sabemos que, lidar com afastamento social e familiar, para muitas pessoas é uma tarefa muito difícil, e se não houver um apoio e preparo emocional, muitos poderão se fragilizar e desencadear processos de ansiedade, fobias e medos que podem trazer prejuízos a saúde física, mental e prejudicar o desempenho profissional.

Saber usar a mente de forma equilibrada neste momento, será um valioso recurso para assegurar a saúde física e mental. Por isso a afirmação de que Mente e corpo são sistêmicos e naturalmente se influenciam.

Então, segue algumas dicas para aproveitar este período de afastamento:

Realizar atividades de relaxamento, Ioga, meditação, exercícios físicos, irão nos ajudar a administrar as emoções e garantir equilíbrio entre a mente e corpo físico.

Praticar exercícios diários de respiração, tendo como foco a atenção na respiração, pode ser uma excelente ferramenta para acalmar a mente, eliminar a ansiedade, bem como proporcionar uma melhoria no seu estado de ânimo.

A necessidade de atuar em Home Office pode ser uma boa oportunidade, para desenvolver uma série de habilidades, melhorar nossa capacidade de administrar o tempo e promover aprendizagens e treinos, para criar estratégias que torne o trabalho feito em casa mais produtivo e prazeroso. Permita-se mergulhar nessa experiência.

Além disso, podemos organizar o tempo disponível para participar de treinamentos, workshops e lives virtuais, sobre diversos temas de forma gratuita, que poderão gerar excelentes aprendizagens e aprimoramentos, que nos manterão conectados e preparados para mudanças de processos de trabalhos, bem como abrir espaços para atuar em novas atividades profissionais.

Lembre-se, não podemos modificar os fatores externos que fogem ao nosso controle, mas podemos escolher a forma de lidar com eles e com isso garantir nosso bem estar.

A dica mais importante é mantenha-se em afastamento social, siga as regras e cuide-se.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica, realizando atendimento online e presencial. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.