TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Se a Comunicação é chave, seja assertivo

Em 15/11/2020 às 21:23:01

A linguagem tem um impacto direto nos nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e sua utilização acaba por definir nosso estado de ânimo e consequentemente influenciar de forma positiva ou negativa o nosso desempenho em conversações com pessoas, amigos, em processos seletivos, apresentações de projetos, trabalhos e outros.

Algumas expressões e/ou palavras podem criar impressões, roubar nossa energia, gerar desentendimentos, minar relacionamentos e tirar a força de nossas ideias e apagar nosso brilho nas conversações.

Sugestões com relação a linguagem, postura, entonação da voz, gestos são sempre ressaltadas nas dicas para uma boa comunicação, mas sempre podemos melhorar.

Pensando em ampliar seus recursos para fortalecer suas apresentações, segue uma dica de alguns auxiliares linguísticos que podem ser aprendidos, incorporados e servir como referencial, para ajudar a promover mudanças de comportamentos e tornar a sua linguagem mais assertiva.

1.Cuidado com a palavra “Mas” que nega tudo que vem antes dela. Exemplo: Pedro é uma pessoa boa, mas...,eu realizei todas as etapas, mas...

Tudo que vier depois, terá o impacto maior do que tudo de bom que foi dito antes. Esse exemplo é muito bom para entender o impacto da palavra “Mas”usada em feedbacks, fazer referência a pessoas, ou descrever trabalhos e projetos.

2.Cuidado com a palavra “Tentar”, que pode pressupor uma falha.

Exemplo: Vou tentar fazer; vou tentar mudar. Pode pressupor uma fuga da ação, falta de compromisso e ser um grande ladrão da sua a energia para alcançar metas.

O melhor a dizer é, vou mudar, vou fazer, que gera comprometimento, ou com base em sua avaliação: Não é possível ainda, em função...

3. Fique atento com as palavras (devo, tenho que, preciso) que pressupõe uma imposição, que vem de fora do seu controle, que denota falta de motivação pessoal e naturalmente mina a sua energia. O mais assertivo é Quero, Decido, Vou. Palavras no imperativofortalecem a vontade,o desejo e passam força.

4.Cuidado com Não Posso, Não Consigo, que reforçam o sentimento de incapacidade pessoal tanto para quem fala, como para quem ouve.

Neste caso podemos dizer Não Quero no momento, ou eu Ainda não posso, Ainda não consigo. Essas expressões, indicam seu desejo de realizar, que vai poder, vai conseguir.

5. Fale dos problemas ou descrições negativas de si mesmo, utilizando a palavra ainda, que sugeri que você tem consciência de sua limitação atual e está se empenhando para resolver. Exemplo: Eu ainda tenho dificuldades para fazer tal coisa...

6. Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo do verbo no presente. Exemplo: Em vez de dizer vou conseguir, diga “Estou conseguindo”.

7. Substitua o Se por Quando, “Se”sugeri a imagem de que haverá impedimentos e que depende de outros deixarem. A palavra”Quando” pressupõe que você está decidindo e está no controle.

8. Substitua Espero por Sei. Exemplo: Eu espero aprender, substituir por eu sei que vou aprender isso. A palavra “Espero” tira o poder pessoal, já “Eu sei “que, reforça seu poder pessoal.

9. Substitua o condicional pelo presente. Por exemplo: Eu gostaria de agradecer, por “Eu agradeço”. Falar no presente, denota presença, foco e empodera.

Pequenas mudanças na sua linguagem podem gerar mais energia, compromisso com mudanças desejadas, empoderamento e segurança, bem como impactar positivamente em suas apresentações. Não é à toa que se fala em “Palavras e seu poder”. Faça uma avaliação da sua linguagem atual, veja o que você precisa melhorar, investir e treine, pratique e experimente.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook. Psicóloga clínica, realiza atendimento online, contato:[email protected]

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.