Em uma atuação histórica na noite desta quarta-feira (23/10) no Maracanã, o Flamengo atropelou o Grêmio por 5 a 0 e se classificou 38 anos depois para uma final de Copa Libertadores onde vai enfrentar o River Plate daqui a um mês, no dia 23 de novembro em Santiago no Chile.
O jogo começou sem que nenhum dos times tivesse o total domínio das ações e consequentemente sem muitos lances de perigo, até que aos 10 minutos Gabriel Barbosa cabeceou para a defesa de Paulo Victor.
Mas aos 18 foi a vez do Grêmio assustar em uma saída de bola errada rubro-negra em que Everton Cebolinha caiu bela esquerda e cruzou rasteiro para Maicon que mesmo atrapalhado por Filipe Luís conseguiu tocar na bola, mas não o suficiente para tirar de Diego Alves que fez a defesa.
Aos 26 em jogada que começou com Everton Ribeiro no meio tocando para Rafinha na direita, o lateral por sua vez fez um lançamento meio cruzamento para Bruno Henrique cabecear e levar perigo novamente para a meta de Paulo Victor.
Ele trabalhou de novo aos 39 quando um chute de Gerson encontrou Gabriel dentro da área, ele girou e chutou forte para a defesa firme e segura do camisa 1 gremista. Só que três minutos depois ele nada pôde fazer quando novamente o camisa 9 chutou, dessa vez cruzado pela direita da pequena área.
O arqueiro bateu roupa e a bola sobrou para Bruno Henrique empurrar para o fundo das redes.
Goleada rubro-negra no segundo tempo
O Flamengo começou o segundo tempo pressionando forte e com menos de um minuto em cobrança de escanteio de Arrascaeta pela esquerda, Gabriel pegou na veia e a bola foi morrer forte sem chances para Paulo Victor.
Quando o Tricolor Gaúcho ainda se recuperava do revés, em jogada de Filipe Luís na esquerda, ele achou Bruno Henrique dentro da área, o camisa 27 partiu para cima da marcação e foi derrubado por Geromel, pênalti que foi cobrado por Gabriel, agora artilheiro da Libertadores com 7 gols.
Aos 15 Bruno Henrique fez o quarto após receber de Gabriel Barbosa que avançou em velocidade e cara a cara com Paulo Victor tocou para o camisa 27 livre marcar, mas o lance foi anulado, pois o camisa 9 estava impedido no começo da jogada.
Mas aos 21, assim como no segundo gol, Arrascaeta cobrou escanteio pela esquerda, mas dessa vez foi Pablo Mari que desviou de cabeça para o fundo das redes. Quatro minutos depois veio o quinto com o outro zagueiro, Rodrigo Caio, se antecipou em cobrança de falta cobrada por Everton Ribeiro e fechou a conta.
Sem reação após sofrer quatro gols em vinte minutos, o Grêmio não ofereceu mais perigo, somente uma bomba de fora da área de Everton Cebolinha que fez Diego Alves trabalhar.
Antes do final, Jorge Jesus que já havia poupado no decorrer da partida, Arrascaeta e Bruno Henrique dando lugar a Piris da Mota e Vitinho, promoveu o retorno de Diego após lesão que lhe deixou fora do time por três meses. O camisa 10 entrou no lugar de Gerson e aos 44 quase deixou o dele ao pegar uma sobra de Vitinho e chutar forte pra defesa de Paulo Victor.