Após constatar prática de crime ambiental, a Prefeitura de Mangaratiba, aplicou ontem (24), uma nova multa, no valor de R$ 500 mil, à empresa Vale. Além da sanção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município também registrou o crime na delegacia regional e acionou o INEA e os Ministérios Públicos Estadual e Federal.
A ação foi desencadeada após a Secretaria de Meio Ambiente receber uma denúncia anônima sobre poluição ambiental na Ilha Guaíba. O relato chegou acompanhado de fotos e vídeos documentando o descarte irregular de minério de ferro no mar. No material gravado pelo denunciante é possível constatar que quantidades consideráveis de minério foram lançados ao mar a partir do cais do terminal da Vale.
A empresa é acusada de poluir constantemente o mar de Mangaratiba e despejar rejeitos de minérios ao redor da Ilha Guaíba, onde fica instalada. Em menos de um ano, a Vale foi multada três vezes, interditada outras duas e conseguiu retomar suas atividades apenas com base em uma liminar concedida pela justiça. O terminal da Ilha Guaíba recebe cerca de 40 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, durante muito tempo as administrações da prefeitura de Mangaratiba negligenciaram os impactos ambientais que a Vale traz para a cidade, seus moradores e meio ambiente. Entretanto, a atual gestão tem investido cada vez mais em ações de preservação ambiental e passou a fiscalizar devidamente e com regularidade a operação da empresa mineradora no município.