TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Operação Verão começa na orla do Rio de Janeiro

Equipes da prefeitura vão atuar nas praias da capital

Por Jonas Feliciano em 01/11/2019 às 11:01:53

Imagem: Ascom GM-Rio

A partir desta sexta-feira (1), a Guarda Municipal do Rio, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), lança a Operação Verão 2020. A ação vai contar com um efetivo de 530 guardas municipais que atuarão no patrulhamento e no controle do trânsito da orla das zonas Sul e Oeste da cidade durante os fins de semana e feriados. Segundo a GM-Rio, o esquema também inclui os Parques de Madureira e Radical de Deodoro, além de outras áreas de lazer dos cariocas. Além disso, a operação, que vai durar até o fim do Verão, ainda terá o apoio de 15 reboques da Seop para a fiscalização do estacionamento irregular e agentes do Rio+Seguro Copacabana e Leme.

"Todo esse esforço segue a determinação do prefeito Marcelo Crivella para redobrarmos nossa atenção neste período de pré-Verão, que já começa a registrar grande movimento nas praias e áreas de lazer. A prioridade da Seop é oferecer, por meio da integração dos órgãos municipais e estaduais, o máximo de sensação de segurança permitindo que o cidadão aproveite as belezas naturais da nossa Cidade Maravilhosa", explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

Ainda de acordo com a Guarda Municipal, para orientar frequentadores em geral quanto às regras de convivência nas praias e áreas de lazer, haverá ainda a ação educativa "A Praia é de Todos". Essa ação vai distribuir folhetos e orientar os frequentadores da orla em relação aos acampamentos na areia e a prática esportiva, entre as 8h e 17h, à beira d`água, sobre os churrascos, o uso de cerol e linha chilena em pipas, além do respeito ao limite de 20 km/h de velocidade para bicicletas e patinetes elétricos nas ciclovias.

"A operação é muito importante para manter o ordenamento nas praias e nos acessos e também contribui bastante para promover mais segurança aos banhistas. Em março deste ano, nós encerramos a operação com o registro de 143 ocorrências diversas, como furto, roubo, agressão, ameaça e até tráfico de drogas, em flagrantes feitos pelos nossos guardas nas praias e a partir de imagens captadas pelas câmeras da prefeitura. Também foram apreendidas 82 armas brancas no período", destacou a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes.

Vale destacar que outras ações preventivas de patrulhamento também serão realizadas pela coorporação. Desde 2017, a instituição tem colocado em prática o Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Seop, e atuando de forma integrada com as Polícias Civil e Militar e com órgãos da Prefeitura do Rio, como as secretarias municipais de Transportes e de Assistência Social e Direitos Humanos.

As equipes que trabalharão nas ruas devem contar com o suporte contínuo dos agentes do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que monitoram 80 câmeras redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia. Desse modo, os flagrantes de crimes serão enviados pelo celular para os guardas identificarem e abordarem os suspeitos. O material em vídeo vai ser cedido à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

Os Guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET) também estarão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, em locais com grande movimentação de pessoas durante o verão, como nas áreas de lazer e nos acessos à Cachoeira do Horto, Parque dos Patins, Estrada das Canoas, Pedra Bonita e? Vista Chinesa. Na orla e nos demais pontos, os agentes vão promover a fluidez do trânsito, orientar motoristas sobre o estacionamento em locais permitidos e a travessia de pedestres, além de coibir irregularidades.

Dados divulgados pela GM-Rio, revelaram que, no último Verão, o órgão registrou 143 ocorrências de furto, roubo, agressão, ameaça e até tráfico de drogas, registradas em flagrantes pelos agentes nas praias e por imagens captadas pelas câmeras do Núcleo de Videopatrulhamento.

No período, 82 armas brancas foram apreendidas.? Durante a operação, foram registradas 305 coerções a prática de esportes, como altinho e frescobol em horário e/ou local proibido. Os guardas do GEP ainda orientaram a retirada de 1.008 barracas de camping nas praias, pois não é permitido acampamento. Também foram apreendidos 7.073 produtos com ambulantes sem autorização.?

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.