O mundo do futebol de praia nomeou seus campeões na edição do Beach Soccer Stars, realizada na noite de sábado (9), em Dubai, nos Emirados Árabes. Organizada pela Beach Soccer Worldwide, a cerimônia contou com nomes importantes do Beach Soccer e premiou os brasileiros Gilberto - eleito o melhor treinador pelo segundo ano consecutivo - o jogador Rodrigo e Júnior, ídolo rubro-negro e precursor do esporte no Rio de Janeiro.
Ovacionado por uma plateia com mais de 500 convidados, o paraibano com alma carioca Junior, subiu ao palco do Hotel Hilton V by Curio e assistiu emocionado a lances exibidos em um telão da época que desfilava seu talento pelas areias escaldantes da Praia de Copacabana.
" Há 26 anos, fui convidado para participar do primeiro torneio de Beach Soccer, em Miami. Tinha apenas terminado minha carreira como atleta de futebol e vi a oportunidade de continuar minha vida jogando futebol, desta vez na areia, onde comecei com 9 anos de idade", disse Júnior, sendo traduzido pela intérprete Gisella Comini.
"Jamais poderia imaginar que esse esporte pudesse se tornar motivo de sobrevivência para muitos jogadores. Fico feliz em ter contribuído para o avanço do esporte e muito honrado pela homenagem recebida", comentou Junior.
Lista dos vencedores
MELHOR JOGADOR: Jordânia (Portugal)
MELHOR JOGADORA FEMININA: Carol(Espanha)
MELHORES CINCO ESTRELAS: Chuzkov (Rússia), Ozu(Japão), Jordânia (Portugal), Rodrigo (Brasil) e Gori (Itália)
MELHOR LENDA: Júnior (Brasil)
MELHOR GOLEIRO: Chuzkov (Rússia)
ESTRELA EM ASCENSÃO: Josep Jr. (Itália)
MELHOR TREINADOR: Gilberto (Brasil)
MELHOR OBJETIVO: Batres (El Salvador)
MELHOR EVENTO: Jogos Europeus Minsk
MELHORES JOGADORES DO MUNDO: Jordan Santos e Carol Gonzalez, da Espanha
Início
Foi em 1992, em Los Angeles, na California, que nasceu o futebol de praia, ao ser organizado um campeonato piloto da modalidade.
O primeiro campeonato profissional surgiu logo no ano seguinte, na costa atlântica dos EUA, em Miami, tendo sido disputado entre as equipes de Brasil, EUA, Itália e Argentina.
No ano de 1995, na conhecida praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Praia, no qual a equipe da casa se sagrou campeã. Foi com base no sucesso desse evento que os organizadores começaram a trabalhar na divulgação da nova modalidade, criando assim o Pro Beach Soccer Tour. Em apenas dois anos, ocorreu a disputa anual de 60 jogos.
Além destes torneios, o Campeonato Mundial continuou a ser realizado todos os anos, no Brasil, de forma não oficial, sendo a edição de 2004 a última a ser disputada nestas condições.
Em 1997, Portugal deu um passo decisivo no futebol de praia ao assumir a organização do Mundialito de Futebol de Praia. Esta competição, que sempre funcionou como uma versão mais reduzida e simplificada do campeonato do mundo, rapidamente se tornou parte integrante do calendário internacional, sendo disputada todos os anos em Portugal.
Competições Europeias e Beach Soccer World Wide
O interesse europeu pelo Pro Beach Soccer Tour esteve na origem da criação da Liga Europeia de Futebol de Praia (EBSL, European Beach Soccer League), fundada em 1998.
Nesse mesmo ano nasceu uma outra competição europeia mais reduzida: Taça da Europa de Futebol de Praia (EBSC – European Beach Soccer Cup).
Esta competição é disputada todos os anos, reservada para as equipes da elite europeia.
Em 2001, foi criada a BSWW (Beach Soccer World Wide), entidade que organiza os grandes torneios de futebol de praia.
Só em 2004, 17 equipes inscreveram-se na Liga.
Em 2005, o número ultrapassou as 20 equipes.