A Árvore de Natal da Lagoa, principal atração de fim de ano do carioca, finalmente será montada mais uma vez no Rio. A falta de um patrocinador, para financiar a montagem da árvore, levou a Dream Factory e a Backstage, responsáveis pelo espetáculo, a anunciar inicialmente que, talvez, não houvesse a atração esse ano. Com a mobilização das empresas e da Secretaria Estadual de Cultura, a Light, que é a empresa que fornece energia para o Rio de Janeiro, se solidarizou com o apelo e aceitou ser a patrocinadora da montagem desse ano, e o restante dos subsídios virão da Lei de Incentivo.
A dificuldade de obter uma empresa que financiasse a montagem levou o Rio de Janeiro a não ter a árvore nos anos de 2016 e 2017, após a crise financeira no estado, e a Bradesco Seguros anunciar que deixaria de custear a atração.
No ano passado, a Petrobrás e outros apoiadores fizeram com que essa tradição de Natal voltasse a iluminar a cidade. Com 70 metros de altura e 900 mil lâmpadas de LED, que projetavam 8 fases cenográficas com luzes nas cores verde e amarelo, as luzes iluminaram, em 2018, a Lagoa Rodrigo de Freitas.
A inauguração será na noite do dia 14 de dezembro e irá até o dia 06 de janeiro. A estimativa da organização é que cerca de 200 mil pessoas passem pela Lagoa para ver o espetáculo a céu aberto.