TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Venda de carros supera a crise com criatividade

Concessionária inova com a realização de eventos criativos de vendas

Por Cláudio Rangel em 21/07/2018 às 15:29:55

Concessionária cria nova modalidade de venda de carros.

O Brasil ainda está em crise. Mas, apesar dos números não tão bons da economia brasileira, o setor automotivo tem expectativas positivas para fechar o ano com boas vendas. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) prevê alta de 11,7%, o que significa mais de dois milhões de carros vendidos. O resultado pode ser creditado ao esforço criativo dos responsáveis pelo setor, como Ana Maria Chaves, diretora de Marketing da concessionária Distac, criadora do Dia D.

Ana se recusa em chamar o Dia D de “feirão” de venda de automóveis. Realizado entre os dias 20 e 21 de julho, a concessionária vendeu mais de 40 unidades apenas na manhã do primeiro dia. Ela explica a ideia:

"A gente chama de uma nova modalidade de venda. Aqui as pessoas têm tudo ao mesmo tempo. Vários bancos no local, a Volkswagen no local, escolhem o carro e contam com uma taxa totalmente diferenciada que não encontra e nenhuma marca. Não só da Volkswagen, como também da concorrência, porque o cliente da Distac tem todo um diferencial junto ao banco. E os preços lá embaixo."

Para desenvolver o evento, os funcionários da Distac foram divididos em grupos identificados por cores, como uma gincana. Eles convidaram conhecidos com vontade de trocar de carro. Um coquetel animou o evento. A cada venda fechada, toda a loja comemorava. E a equipe responsável marcava pontos.

“É uma estratégia de marketing aplicada. A gente fala com quem quer trocar de carro agora ou nos próximos dias. A expectativa é muito boa. Melhor não poderia ser”, disse Ana Maria.


Consumidores são atraídos por eventos em concessionária.

(FOTO: Cláudio Rangel / Portal "Eu, Rio!")

Indústria aquecida

A produção de automóveis em junho permaneceu aquecida. Mesmo após a greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo de Futebol. No primeiro semestre de 2018, as montadoras produziram 1,43 milhão de unidades. O resultado representa 13,6% a mais que o mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, os números foram influenciados por acontecimentos importantes ocorridos durante o período:

“O ritmo de vendas dos primeiros quatro meses estava um pouco acima da nossa expectativa inicial. Mas a greve dos caminhoneiros trouxe impactos negativos. Nas exportações, a situação econômica de Argentina e México, nossos principais parceiros comerciais, foi a razão de alterarmos a previsão”.

Apesar dos problemas, a indústria automotiva sai da crise de modo criativo.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.