Pelé balançou as redes em estádios de todos os continentes e tinha uma tranquilidade habitual de grande craque mundial. Porém, o Rei confessou que o dia anterior ao 19 de novembro de 1969 nem conseguiu dormir por causa da ansiedade. Segundo ele, foi um alívio. O milésimo gol da sua vitoriosa carreira saiu numa cobrança de pênalti, não defendida pelo goleiro vascaíno Andrada.
A partida estava empatada e este foi também o gol da vitória do Santos sobre o Vasco da Gama, pelo placar de 2 a 1. Apesar da rivalidade entre os times e dos estados, todos os 70 mil presentes no estádio gritavam o nome do Pelé. Antes, durante e após o feito histórico. Algo que pode ser ouvido na locução original de Walter Dias, reproduzida no túnel de passagem dos vestiários para o campo, que assim como a imagem do gol nos telões do Maracanã, fazem parte do tour especial de comemoração dos 50 anos do milésimo gol do Pelé.
Milésimo gol do Pelé para trazer o pública carioca em visitação ao estádio
"Queremos trazer o público do Rio de Janeiro para visitar a sua casa. Mais importante que a parte financeira, que é rentável, é a parte intangível do tour, de imagem, emocional e histórica. O Maracanã está reiniciando o processo de comunicação no Twitter e no Instagram para promover o nosso conteúdo em cima do mercado turístico. Hoje, o estádio já é o terceiro ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro. Em dias nublados, o primeiro. Queremos agora trazer o carioca para visitar o estádio, conhecer a história e experimentar o conteúdo armazenado aqui", informa Alexandre Vasconcellos, novo diretor de marketing do Maracanã.
Estão em exposição para os visitantes peças históricas relacionadas ao gol mil, como a rede da meta à esquerda das cabines de imprensa, onde Pelé superou o goleiro Andrada; uma das bolas usadas na partida e um ingresso original do confronto, válido pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Campeonato Brasileiro da época. As camisas que o Rei defendeu na carreira estão expostas também num vestiário destinado exclusivamente para este fim. Não apenas do Santos, Cosmos e seleção brasileira. Mas também de Vasco, Fluminense e Flamengo, que Pelé defendeu em partidas não oficiais em 1957, 78 e 79, respectivamente.
"Queremos receber, com competência e hospitalidade, os visitantes para estes grandes eventos. Não somente a comemoração dos 50 anos do gol mil agora, mas posteriormente o aniversário de 70 anos do Maracanã, em 2020. Aumentamos em 20% a vinda dos turistas na cidade e, agora, nosso objetivo é aumentar a visitação no Maracanã, como fonte de renda para o Rio de Janeiro", disse o diretor de relacionamento com trade turístico da Riotur, Mauricio Werner, presente no evento.
O Tour dos 50 Anos do Milésimo Gol de Pelé conta ainda com uma mostra de 100 gravuras produzidas pelo chargista J. C. Lobo, com vários momentos da carreira do "Rei" que foram publicadas nos jornais "A Tribuna" e "Cidade de Santos". As luzes do Maracanã estarão em verde e amarelo a partir desta data para homenagear o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira de futebol. Para esta experiência sensorial dentro do estádio, os bilhetes e informações podem ser adquiridos pelo site
www.tourmaracana.com.br ou na bilheteria do local.