TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Acidentes domésticos levam 60 mil brasileiros às unidades de emergência

Os dados são do programa EVITA e foram registrados no primeiro semestre de 2019

Por Jonas Feliciano em 23/11/2019 às 09:18:37

Imagem: Pixabay

Nesta sexta-feira (22), a morte trágica do apresentador Gugu Liberato, 60, surpreendeu e chocou o país. Ele caiu de uma altura de quatro metros em sua casa, localizada na cidade de Miami, nos Estados Unidos. De acordo com as informações divulgadas por sua assessoria, Gugu estaria limpando um ar-condicionado quando o acidente aconteceu. Com a queda, o comunicador não resistiu aos ferimentos e teve morte cerebral.

Além de triste, a notícia chamou a atenção para um outro tema: os acidentes domésticos. Apesar de ser um assunto pouco comentado nos meios de comunicação, eles acontecem e, muitas vezes, podem ser fatais. Entre os mais comuns estão a inalação de gás, ingestão de produtos tóxicos, queimaduras e as quedas. Por tal motivo, é importante está atento, principalmente, com os mais velhos e as crianças.

Segundo dados divulgados pelo EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes), que é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, IP), no primeiro semestre de 2019, foram registados mais de 60 mil acidentes domésticos e de lazer, nas unidades de emergência do país. Desse total, 20% dos casos ocorreram com pessoas maiores de 75 anos. Além disso, a maior parte dos acidentes, cerca de 62%, aconteceram em casa.

Ainda de acordo com informações do levantamento, 14% dos acidentados eram jovens com idade entre 10 e 14 anos. Já a faixa etária de 0 a 4 anos, que recorreu ao socorro, chegou apenas a 7% de todo o público atendido.

Prevenção

Em uma pesquisa rápida no Google, é possível encontrar inúmeros manuais de prevenção de acidentes domésticos com crianças e pessoas idosas. Embora a incidência dos casos seja maior com os mais velhos, a maior quantidade de conteúdos está voltada para os cuidados com as menores faixas etárias.

A seguir, o portal Eu,Rio! separou algumas dicas importantes para ajudar a prevenir os imprevistos. Principalmente, para quem tem crianças e idosos em casa:

- Procure manter as luzes acesas;

- Preocupe-se com a altura da cama;

- Evite muitos tapetes espalhados pelos cômodos;

- Atenção para o corrimão das escadas;

- Evite deixar substâncias tóxicas em fácil alcance;

- Mantenha o chão sempre seco;

- Cubra as piscinas ou não deixe as crianças sozinhas nessas áreas;

- Menores não podem ficar sozinhos na cozinha;

- Faxinas que oferecem risco devem ser feitas com o máximo de segurança e por quem entende do assunto.

Vale destacar que pensando na prevenção desse tipo de ocorrência, a Prefeitura do Rio criou alguns programas educativos sobre o tema. Entre eles estão o "Casa Segura", que faz palestras e reuniões comunitárias com técnicos do órgão.

Ainda existe o "Veja e Reflita", que promove atividades de conscientização para os alunos das redes pública e privada, e o "Vida em Jogo", que por meio de atividades lúdicas ensinam as crianças quanto às diversas formas de prevenir desastres e acidentes. Essas ações podem ser solicitadas na Defesa Civil do município.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.