Um dos prestadores de serviços mais valorizados dos últimos anos. É o que aponta o profissional "Personal Organizer" ou "Organizador de Ambientes", que buscam minimizar os problemas causados pela falta de tempo e de conhecimento sobre a otimização de espaço, seja na casa ou em ambiente de trabalho. Além disso, há inúmeros blogueiros e sites famosos voltados para essa atividade, que ensinam o bê-a-bá da organização, abrem inscrição para participação em seminário, congressos, conferências e workshops nacionais e internacionais sobre o assunto ou até mesmo vendem seus cursos on-line.
Segundo a personal organizer Marília Pimentel, a importância desse profissional vai além do aproveitamento do espaço e do tempo do cliente, culminando em novos hábitos de organização.
"Muita gente pensa que a pessoa já nasce bagunceira ou organizada, e que não dá pra mudar. Porém, independentemente da tendência que a pessoa possuir, é possível adquirir pequenos hábitos de organização, que facilitem o dia a dia. O maior segredo é não deixar para depois. O objetivo do cliente ao me contratar varia muito. Alguns desejam fazer um grande descarte de itens, que já não usam ; outros não sabem como utilizar os espaços da melhor forma, ou têm móveis que não atendem às necessidades e precisam que eu crie soluções funcionais. Por isso meu trabalho é personalizado", disse.
Quanto as dicas para manter a casa organizada, Marília ensina que devemos guardar apenas o que usamos.
"É preciso dar atenção especial a itens vencidos, roupas que não servem mais(em mau estado para uso), lixo eletrônico, papéis antigos, que não são importantes. Tudo isso ocupa espaço, acumula poeira, ácaros, além de evitar a circulação de energia",disse. É importante ainda categorizar tudo por frequência de uso. Facilitar o acesso ao que você mais usa no dia a dia é uma estratégia simples de organização, mas que faz toda a diferença na gestão de tempo de uma casa. Evite deixar itens de uso corriqueiro em armários muito altos ou baixos, ou ainda atrás de outros objetos que você usa menos", ratifica.
"Também definir o lugar certo para guardar cada coisa é uma máxima da organização. Assim você nunca mais perderá tempo procurando a chave, carteira, celular, ou aquele documento importante. Além disso, sua casa ficará muito mais ordenada por não ter objetos espalhados e cada espaço será aproveitado com mais inteligência", finalizou Marília.
Casa harmoniosa e sem estresse
A professora Silvia Grassa, 62 anos, não se cansa de elogiar o trabalho feito pela profissional, que foi à sua casa para organizar seu armário. "Eu não aguentava mais olhar para o interior daquele móvel e ver que não tinha harmonia. Me estressei várias vezes quando procurava por alguma roupa ou objeto e demorava a encontrar. Chamei a personal e não deu outra. Adorei", disse.
"Ela simplesmente conseguiu organizar meu armário com critério, pois não havia nenhum. Ela organizou meus vestidos nos cabides pela ordem e tamanho. As blusas foram arrumadas nas gavetas de acordo com a cor e dobradas de forma ,que eu pudesse visualizar as de manga, meia manga, e camisetas. Além disso me deu várias dicas de como guardar as calças dobradas e espaços para as bolsas e roupas de cama.
Achei super válido, porque além do meu guarda-roupa ficar organizado, acabou aquele estresse de procurar as coisas e não encontrar. Se eu pudesse chamaria essa profissional outras vezes aqui em casa, porque com o tempo temos a tendência de "bagunçar" o que foi feito. Pois manter é fácil, é só seguir as regras que a personal ensinou", disse Silvia.
Para a designer de interiores e personal organizer Priscila Bastos, apesar da profissão ter atingido um forte crescimento nos últimos anos, o mercado ainda está engatinhando. "Vejo que ainda existem poucos profissionais bem qualificados no mercado e que esse é um serviço em crescimento constante.
Quanto aos benefícios da organização para a vida das pessoas, Priscila diz que são inúmeros, mas acredita ser a economia de tempo e a produtividade, os principais caminhos para a qualidade de vida.
"Nosso tempo é cada vez mais curto, o que o torna muito mais valioso. Todos preferem gastar o tempo disponível com sua família ou lazer. Com a organização, elas terão esse "tempo extra" disponível. É aí que o profissional oferece serviços, orientação e soluções para uma vida mais organizada e prática", conclui.
Visita
Priscila explica que é através de uma visita técnica, que o profissional de organização faz uma avaliação do ambiente, identifica os problemas e, a partir daí, cria um projeto personalizado e planejado, de acordo com as necessidades individuais de cada cliente. "A solução deve ser funcional e fácil, para que seja feita a manutenção", explicou.
Sobre as pessoas que mais precisam da ajuda de um personal organizer , Priscila é taxativa. -" São aquelas que procuram por objetos, mas nunca encontram.; que não sabem por onde começar quando se há muito o que fazer; que tem muita coisa e não sabe como e onde guardar; que ficam com receio de convidar pessoas e que sempre recebem com a famosa frase: "Não repare na bagunça".
Quanto ao investimento de quem contrata esse profissional, Priscila adianta que o serviço e a compra de produtos organizadores geram economia financeira. "A organização de uma despensa, por exemplo, evita a compra de produtos ou alimentos em duplicidade ou mesmo desnecessários", ensinou ela acrescentando algumas dicas para o dia a dia:
- "Faça listas das tarefas, reserve alguns minutos do seu dia para guardar tudo que esteja fora do lugar e pratique o desapego", finalizou.