A Organização Não-Governamental (ONG) Favela Mundo recebeu, ontem (25) e hoje (26), a maquiadora Mona Magalhães - premiada no Brasil e no exterior - para workshop gratuito na Cidade de Deus e em Coelho Neto. Ela ensinou os segredos da profissão para alunas do projeto A Arte Gerando Renda. Os eventos foram abertos às comunidades.
O workshop foi uma ação do Projeto de Extensão Núcleo de Criação em parceria com a ONG Favela Mundo. O projeto A Arte gerando Renda tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, e Libra Terminais, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.
O Projeto A Arte Gerando Renda – indicado ao Prêmio Marketing Best de Sustentabilidade 2015 – já beneficiou mais 1.700 alunos e foi criado para gerar oportunidades para moradores de favelas que têm acesso a escolas de samba e muita vontade de trabalhar com arte, mas não possuem conhecimentos básicos para exercerem funções nas agremiações ou até mesmo para ingressar no mercado de trabalho, em salões de beleza e nas artes cênicas.
A partir deste semestre, a ONG disponibiliza 10% das vagas em oficinas profissionalizantes para pessoas trans de qualquer região do estado.Para se inscrever basta ter mais de 15 anos e comparecer ao local. Informações:www.favelamundo.org.br ou 2236-4129.
Sobre Mona Magalhães
Mona Magalhães é Doutora em Letras, Mestre em Ciência das Artes e Especialista em Maquiagem, formada pelo Makeup Designory (MUD/USA), além de professora responsável pela disciplina de Caracterização I, II e III da Escola de Teatro da UNIRIO. Recebeu os prêmios Avon Color/1995, 2004; Coca-Cola/2000; CBTIJ/2016,2017; Excellence Award ISTAN - China/2018.Desenvolveu mais de 70 trabalhos de caracterização/maquiagem para espetáculos e grupos de teatro. Idealizou famosas interferências urbanas: Motivos Marinhos; Envelopes corporais no Capanema/2016; Por Ti Mariana: Portinari sobre pele/2016; Temerzila: o monstro congelante/2016; Guernica Bodypainting/2017; e O importante é o que interessa/2019.