A Secretaria Estadual de Polícia Militar lançou, nesta quinta (28), um aplicativo, que está em experiência, onde qualquer cidadão pode chamar a polícia em uma situação de emergência. Segundo a Secretaria, o usuário pode cadastrar vários contatos entre amigos, parentes ou vizinhos e, quando estiver em uma situação de perigo, a polícia e essas pessoas recebem a mensagem de socorro.
“O morador cadastrado deve apertar um botão e gravar um áudio de até 15 segundos narrando o problema. A PM será notificada através do 190 e prestará socorro imediato”, disse a Polícia Militar em nota.
O aplicativo chamado de “Linha Direta” está em teste e o atendimento, disponível somente nas áreas do 15º BPM (Caxias) e do 41º BPM (Irajá) nessa 1ª fase de implantação.
O morador dessas localidades deverá cadastrar o endereço de sua casa ou local de trabalho para utilizar o app.
O criador do programa, Leonardo Gandelman, garantiu que o aplicativo é altamente seguro e prático.
“Para segurança do cidadão, o aplicativo fecha de forma automática no telefone celular imediatamente depois de enviar a mensagem de perigo, sem deixar rastros, evitando que o agressor descubra o chamado”, afirmou o criador.
Nos primeiros testes realizados pela polícia, o tempo médio para o atendimento a quem pede ajuda pelo programa do celular é de 14 minutos. Ela pode escolher entre só notificar as pessoas próximas, só a polícia ou todos.
O aplicativo LINHA DIRETA está disponível nas versões para Android e IOS:
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.linhadiretapm.app&hl=pt_BR
App Store: https://apps.apple.com/br/app/linha-direta/id1205467360