TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Rio de Janeiro promove ação ambiental neste sábado

A ONG Rio Eu amo, Eu Cuido recebe o apoio do movimento Baía Viva em evento na Praça Mauá

Por Cláudio Rangel em 30/11/2019 às 10:53:21

Foto: Agência Brasil

Com apoio do movimento Baía Viva, a ONG Rio Eu Amo, Eu Cuido realiza neste sábado (30) ação de educação ambiental ao lado do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, entre 9 h e 12 h. O evento terá oficinas de educação ambiental e arte da reciclagem, músicas ecológicas e montagem de esculturas com lixo coletado nas águas da Baía de Guanabara.
A organização do evento prevê ações educativas até 2020. O objetivo é fazer com que a sociedade mobilize governos e empresas para o combate ao lixo marinho e seus efeitos.

Estão programados eventos na Praça Mauá, na Ilha do Governador e na Barra da Tijuca, entre outros locais públicos.

A poluição dos oceanos é alvo de combate das Nações Unidas. De acordo com dados deste ano, as águas marinhas recebem anualmente 8 milhões de toneladas de plásticos. A situação é crítica para peixes e aves. As previsões são de que, em 2050, quase a totalidade das aves marinhas terão ingerido plástico.

Poluição na Baía

O Brasil despeja no mar cerca de 2 milhões de toneladas de lixo. Desse total, a Baía de Guanabara recebe 90 toneladas de lixo flutuante diariamente. A situação se agrava durante o período chuvoso, quando os alagamentos prejudicam a região urbana, sendo causa de doenças e perdas patrimoniais.

Vítimas da poluição da Baía de Guanabara, os botos-cinza sofrem o impacto do lixo acumulado. Nos anos 1990, a Baía tinha 800 botos. Hoje, este úmero caiu para 27.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.