Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Águas sujas

ONG denuncia despejo de chorume de lixão de Niterói na Baía da Guanabara

Movimento Baía Viva protocolou uma representação judicial na Procuradoria Geral da República e no Ministério Público


A ONG Movimento Baía Viva protocolou uma representação judicial na Procuradoria Geral da República e no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, denunciando a produção anual pelo lixão do Morro do Céu, no bairro do Caramujo, em Niterói, de um volume estimado em 118 milhões de litros de chorume não tratado, que é um efluente altamente poluente, tóxico e perigoso à saúde humana e ao meio ambiente, de acordo com a denúncia.

De acordo com documentos, o chorume ameaça contaminar as praias da Baía da Guanabara, inclusive do município, como Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão, Eva , Flechas, Gragoatá e Boa Viagem, além de rios e poços artesianos. Na petição, a ONG pede a responsabilização criminal, por crime ambiental e crime de improbidade administrativa, dos dirigentes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da concessionária Águas de Niterói, além da imediata proibição da diluição de chorume em diversas estações de tratamento de esgoto (ETEs) operadas pela Cedae (Companhia Estadual de Esgotos) e concessionárias privadas em vários municípios fluminenses.

Segundo o movimento Baía Viva, apesar de declarado "desativado" desde 2012 pelo Inea, o lixão do Morro do Céu produz diariamente 328 m3/dia (328.000 L/dia) de chorume e a geração mensal é avaliada em 9.840.000 litros e por ano totaliza 118.080.000 litros. Este lixão iniciou a sua operação em meados de 1983, e está localizado a apenas 7 Km do centro de Niterói, e por 30 anos recebeu 750 toneladas por dia de resíduos do município, gerando contaminação dos corpos hídricos (nascente do rio Matapaca e poços artesianos), poluição atmosférica e das praias de Niterói.

Desde 2002, o lixão transporta precariamente e de forma insegura grande volume de chorume através de uma tubulação da rede coletora de esgotos até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Icaraí, gerenciado pela concessionária Águas de Niterói, onde este efluente vem sendo ilegalmente “diluído” e depois lançado nas águas da Baía de Guanabara através de emissário submarino. Acontece que esse duto nunca existiu e o chorume do Morro do Céu desde então é despejado in natura diretamente na rede coletora de esgotos da região, conforme a denúncia.

O ambientalista Sérgio Ricardo, fundador da ONG, alerta: “Há riscos potenciais de contaminação tanto dos corpos hídricos da região, além de comprometer a balneabilidade das praias litorâneas de Niterói e os usos balneários e a prática de esportes náuticos na baía, assim como afeta a saúde coletiva e prejudica a pesca e o turismo no litoral da cidade, já que a poluição por chorume, ameaça diretamente o patrimônio ambiental da Baía de Guanabara que tem status de proteção pela Constituição Estadual”.

Em 30 de março de 2005, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público do Estado através da Promotoria de Meio Ambiente de Niterói, a prefeitura, a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA, atual Inea), a Clin e a Águas de Niterói, que determinava a data de dezembro de 2005 como data final para vida útil do aterro. No entanto, a pedido da prefeitura, foi concedida uma prorrogação de prazo até abril de 2006 para que esta se adequasse e preparasse as ações necessárias para o término das atividades. O que também não foi cumprido até hoje.

Procurada, a Águas de Niterói respondeu que na época da assinatura do TAC, a concessionária foi solicitada para implantar uma solução para o chorume gerado pelo aterro sanitário do Morro do Céu. A iniciativa contou com a construção de rede e elevatórias de bombeamento automatizadas para tratamento na ETE de Icaraí. A solução implementada foi baseada nos estudos da Fundação COPPETEC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. A concessionária ressalta ainda que esse modelo de solução de tratamento de chorume proveniente de aterro sanitário é licenciado pelo Inea e é realizado em diversos locais do país, como em São Paulo pela Sabesp, em Minas Gerais pela Copasa, e em vários países do mundo. Os exames laboratoriais ao longo dos anos mostram o atendimento da norma.

Também procurada, a prefeitura respondeu que construiu no Morro do Céu o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de acordo com todas as normas técnicas exigidas e licenças ambientais para operação. Portanto, não há lixão no local. Todo material enviado para o CTR do Morro do Céu, atualmente, é resíduo de varrição. Resíduos domiciliares são destinados ao CTR de Anaia, em São Gonçalo. Os resíduos de saúde são encaminhados ao CTR de Itaboraí, e os de construção civil vão para aterros licenciados. Todo o material reciclável é doado para cooperativas de catadores.

A respeito do descarte do chorume, a concessionária Águas de Niterói opera o chamado chorumeduto como cumprimento do TAC firmado em 2005. O equipamento transporta o chorume produzido até uma Estação de Tratamento de Esgoto da concessionária para tratamento adequado do material.

Procurada, o Inea informa que não foi oficiado pelo Ministério Público Estadual sobre a referida questão.

O órgão ambiental estadual esclarece que o lixão citado encontra-se fechado e que o chorume do local é conduzido à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Após o devido tratamento, o mesmo é lançado na Baía de Guanabara, por meio de emissário submarino de mais de três quilômetros de extensão.

A concessionária Águas de Niterói reporta mensalmente ao INEA todos os parâmetros para análise, e o Relatório de Acompanhamento de Efluentes (RAEs). Da mesma forma, são analisados e comparados os dados do monitoramento apresentados na área de dispersão e adjacências do emissário submarino na Baía de Guanabara.

Na avaliação dos resultados apresentados, os parâmetros encontram-se dentro do padrão estabelecido na Resolução CONAMA 430/2011.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!