Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Atendimento aos Refugiados

GM-RIO e funcionários do Rio-Galeão participam de curso para ajudar no atendimento a refugiados

Participantes tiveram treinamento para recepcionar e acolher refugiados e vítimas de tráfico


Foto: Divulgação/ GM-RIO

A Guarda Municipal do Rio (GM-RIO) recebeu, nesta quinta (05), um treinamento especial para recepcionar e acolher refugiados e vítimas de tráfico de pessoas que chegam ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. Segundo a GM-RIO, o curso aplicado na Academia de Ensino busca capacitar guardas municipais e funcionários do aeroporto no atendimento e identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O curso contou com a participação de 14 pessoas entre agentes do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), da Unidade de Ordem Pública (UOP) do Saara, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal (CPDP) da GM-RIO e funcionários do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Os participantes aprenderam técnicas de entrevistas e abordagem para atendimento a vítimas de tráfico e um panorama sobre a situação dos refugiados no mundo com William Laureano, do Escritório das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A coordenadora de enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), Ludmila Paiva, falou sobre o refúgio no Brasil e a coordenadora de migração e refúgio da SEDSDH, Rebeca Almeida, sobre o tráfico de pessoas.

O Portal Eu Rio entrou em contato para saber como esse curso auxiliará no atendimento aos turistas refugiados no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

A Guarda Municipal do Rio disse em nota que “ possui o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, no aeroporto internacional Tom Jobim e conta com guardas municipais capacitados para fazer a recepção a brasileiros não admitidos ou deportados do exterior e estrangeiros com problemas de entrada no Brasil. No local, também são identificadas possíveis vítimas do tráfico de pessoas, que são encaminhadas para acolhimento por meio de uma rede local”.

Guarda Municipal do Rio refugiados vítimas de tráfico de pessoas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!