A Agência Mundial Antidopagem (WADA) aprovou nesta segunda-feira (09) uma recomendação do seu Comitê de Revisão de Conformidade para proibir a Rússia de participar de competições esportivas internacionais por quatro anos. A decisão veio em uma reunião do Comitê Executivo da WADA em Lausanne, na Suíça.
Atletas e funcionários do Governo Russo estão proibidos de participar ou competir de qualquer evento. A Rússia também não será elegível para sediar ou mesmo oferecer lances para sediar grandes eventos durante o mesmo período.
A WADA concluiu que os russos alteraram dados laboratoriais sem autorização, plantaram evidências falsas e apagaram arquivos conclusivos a possíveis casos de doping.
No entanto, atletas russos que puderem provar para a WADA que estão limpos e não fizeram parte do que acredita ser um sistema de doping patrocinado pelo Estado Russo ainda poderão competir sob uma bandeira neutra.
A Rússia agora tem 21 dias para recorrer da decisão. Se optar por fazê-lo, o caso será encaminhado ao Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS).