Durante todo o mês de dezembro, uma parceria inédita construída pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e a Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) vai transformar o plenário Barbosa Lima Sobrinho, do Palácio Tiradentes, no palco de um evento cultural, acadêmico e político que celebra os 230 anos da Inconfidência Mineira.
O espetáculo "Sons da Inconfidência" é estrelado por Toni Garrido. O roteiro e a direção é de Moacyr Góes, que faz o registro histórico de canções que deram origem aos diferentes tipos rítmicos e melódicos do cancioneiro popular brasileiro. A maioria das canções foram criadas no Século XVIII. Na peça, elas são intercaladas com cenas que nos remetem à memória histórica da Inconfidência e do Palácio Tiradentes.
No último sábado (15), de acordo com o diretor da Alerj, Wagner Victer, a estreia deu início ao que será o futuro do Palácio Tiradentes. Isso porque, a mudança da sede do Legislativo, que está prevista para 2020, vai transformar o palácio em um centro cultural. Por isso, outros espetáculos deverão ser recebidos. Na ocasião, aproximadamente 150 pessoas compareceram ao espetáculo.
Vale destacar que "Sons da Inconfidência" conta com a participação da harpista, compositora e arranjadora Cristina Braga, dos músicos Luiz Otávio Braga (violão de sete cordas e arranjos), Afonso Machado (bandolim), Eduardo Lyra (percussão) e dos atores Renan Mattos e Simone Centurione. A curadoria e direção musical é de José Maria Braga.
O acesso é gratuito e as senhas são distribuídas pela Subdiretoria de Cultura, uma hora antes do espetáculo, com limitação de vagas a lotação do Plenário e Galerias. A seguir, confira as datas e os horários da programação: