As Copas Libertadores e Sul-Americana, consideradas duas das competições mais importantes do calendário futebolístico, tiveram na noite desta terça-feira (17), em Luque, no Paraguai, seus confrontos definidos.
Pela Libertadores, a fase de grupos pode ser emocionante com clássicos nacionais entre Corinthians x Palmeiras e Grêmio x Internacional - caso Timão e Colorado avancem nas fases.
Cabeça de chave, o atual campeão Flamengo, terá no Grupo A a companhia do Independiente Del Valle, detentor do título da Copa Sul-Americana e que já será rival do Rubro-Negro na Recopa Sul-Americana.
A primeira fase começa em janeiro, porém, para Corinthians e Internacional, a Libertadores começa na primeira semana de fevereiro. A fase de grupos começa na semana de 4 de março.
A decisão será no dia 21 de novembro, no Maracanã, que em 2020 completa 70 anos de inauguração e a Conmebol anunciou aumento na premiação aos clubes participantes. O campeão vai levar US$ 15 milhões.
Veja os grupos:
Grupo A: FLAMENGO, Independiente Del Valle (EQU), Junior Barranquilla (COL) e G1.
Grupo B: PALMEIRAS, Bolívar (BOL), Tigre (ARG) e G2 (chave do Corinthians).
Grupo C: Peñarol (URU), Colo-Colo (CHI), ATHLETICO-PR e Bolívia 2.
Grupo D: River Plate (ARG), SÃO PAULO, LDU (EQU) e Binacional (PER).
Grupo E: GRÊMIO, Universidad Católica (CHI), América de Cali (COL) e G4 (chave do Internacional).
Grupo F: Nacional (URU), Racing (ARG), Alianza Lima (PER) e Estudiantes de Mérida (VEN).
Grupo G: Olimpia (PAR), SANTOS, Delfín (EQU) e Defensa y Justicia (ARG).
Grupo H: Boca Juniors (ARG), Libertad (PAR), Caracas (VEN) e G3
Já a Sul-Americana, previsto para começar na primeira semana de fevereiro e terminar em 7 de novembro, em jogo único, no Estádio Olímpico de Córdoba, na Argentina, definiu os seis representantes brasileiros, que por enquanto são: Atlético-MG, Bahia, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Vasco.
Ao todo, 54 equipes participarão do torneio: 44 que começam a disputar desde a primeira fase, mais dez oriundos da Libertadores (oito terceiros colocados da fase de grupos + dois melhores eliminados na fase 3 da pré-Libertadores), que entram diretamente na segunda fase, quando haverá outro sorteio.
Veja os confrontos dos brasileiros:
Vasco x Bolívia 4
Unión Santa Fe-ARG x Atlético-MG
Bahia x Nacional-PAR
Sol de América-PAR x Goiás
Fluminense x Unión La Calera-CHI
Independiente-ARG x Fortaleza