Você sabia que as festas de fim de ano, período tão ligado à alegria e confraternização, podem ser especialmente difíceis para os idosos? Acostumadas a tanto anos de festa em família (portanto com muitas memórias acumuladas) eles podem ser tomados pela melancolia e ficarem deprimidos.
Além disso, o fim do ano lembra término de um ciclo e também pode fazer com eles possam pensar no seu próprio fim de vida. Por isso a atenção com nossos representantes da Terceira Idade deve ser redobrada.
A pessoa idosa ocasionalmente perde seu status profissional, seu padrão de vida, seu grupo de amigos, familiares e às vezes até a saúde. É natural que possa ficar deprimida em meio ao caos das festas. Por isso é importante promover sua inclusão na rotina de comemorações.
“Coisas como fazer um cardápio adequado, para que os idosos possam aproveitar plenamente, são fundamentais, assim fazer com que participem dos preparativos. Também é importante respeitar sua rotina e não estimular o consumo de álcool, um depressivo. E, claro, fazer com que seu tempo com ele seja de qualidade”, explica a médica Yara Dantas, que tem o atendimento de idosos como uma de suas prioridades.