TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Jacarepaguá e Campo Grande recebem Rio+Seguro em 2020

As expansões contarão com 840 agentes, divididos em turnos

Por Portal Eu, Rio! em 20/12/2019 às 11:09:49

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) apresentou o projeto de expansão do Rio+Seguro, nesta quinta-feira, dia 19, no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, durante evento de avaliação dos resultados obtidos ao longo de dois anos do programa. Iniciado no dia 3 de dezembro de 2017 pelos bairros de Copacabana e Leme, o R+S chegou em julho deste ano na Cidade Universitária da UFRJ (na Zona Norte) e, a partir de janeiro de 2020, será expandido para seis bairros de Jacarepaguá (Freguesia, Anil, Taquara, Pechincha, Tanque e Praça Seca) e o centro de Campo Grande, na Zona Oeste.

Nesta sexta-feira, dia 20, os dois anos do programa serão comemorados em evento realizado, às 10h, na Praça Serzedelo Correa.

"O prefeito Marcelo Crivella, muito preocupado com a questão do ordenamento urbano e com a segurança, determinou à Seop que faça a expansão do Rio+Seguro. A partir da segunda quinzena de janeiro, começamos na Freguesia. Depois, seguiremos expandindo em módulos até chegarmos ao centro de Campo Grande, na segunda quinzena de abril. O diferencial do programa é promover uma grande sinergia com outros órgãos. Isso possibilita a Prefeitura contribuir com a sensação de segurança, bem como levar todas as ações de ordenamento urbano e conservação para estas regiões", afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

As expansões devem empregar um efetivo de 840 agentes, divididos em turnos, nas duas áreas, e tem estimativa de investimento de R$ 3,8 milhões, custeados por associações comerciais locais e pelo Fundo Especial de Ordem Pública (Feop). Diferentemente do modelo atual - com adesão de PMs na ativa, contratados no período de folga por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) -, o Rio+Seguro Jacarepaguá e o Rio+Seguro Campo Grande contarão também bombeiros e policiais militares e civis aposentados e da reserva. Desde seu lançamento, o Rio+Seguro conta com reforço de guardas municipais e policiais militares - contratados na folga pela Prefeitura - no patrulhamento diário e ações conjuntas de ordenamento urbano envolvendo diversos órgãos municipais.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.