Um vídeo mostrando um guarda municipal e um motociclista brigando no Centro do Rio viralizou, nesta sexta (20), nas redes sociais. O fato teria acontecido em uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizada para impedir o estacionamento irregular entre a Rua Debret e a Av. Almirante Barroso. O guarda municipal teria rebocado a moto de um homem que havia feito uma entrega em um edifício próximo. O motociclista nervoso xingou o agente e tentou retirar a moto do reboque da prefeitura. O guincho saiu do local e o homem continuou reclamando com o guarda. Na última cena, vemos o guarda inicialmente com um cassetete batendo no motociclista e, pouco depois, os dois brigando. No final do vídeo, o motorista do reboque libera o veículo do caminhão-guincho.
O portal Eu Rio entrou em contato com a Guarda Municipal do Rio para saber se a corporação tomou alguma medida disciplinar contra a conduta inadequada do agente municipal.
A GM-RIO em nota informou que “orienta seus agentes, inclusive através de cursos de capacitação e atualização, a sempre agir dentro da legalidade e em respeito a todos os cidadãos, mesmo nas ações de coerção de irregularidades. A instituição não tolera excessos nas abordagens.
A Corregedoria da Seop foi criada há dois meses para fiscalizar o serviço prestado por todos seus órgãos subordinados.
Casos de ações irregulares e má condutas de agentes são investigados e punidos dentro das normas de conduta.
A Seop reforça a importância das ações de fiscalização, que são essenciais para o ordenamento urbano e do trânsito da cidade."
A ocorrência foi registrada na 5ª DP (Gomes Freire), que está apurando o caso.