Enquanto boa parte das mulheres lutam por direitos iguais na sociedade em pleno século XXI, Renato Russo (1960-1996), líder da Legião Urbana, já enaltecia as qualidades delas no século passado.
Lançado em julho de 1986, a canção Eduardo e Mônica foi um estrondoso sucesso de Dois, segundo disco da banda de Brasília, que vendeu 1,8 milhão de cópias e é considerado o terceiro melhor disco brasileiro da história.
Pensando nisso, a produtora Gavea Filmes e o diretor René Sampaio voltam ao "Universo Cinematográfico Legião Urbana" dessa vez para transformar em filme a música "Eduardo e Mônica", que teve seu trailer divulgado no último dia 20 e deve chegar às telinhas do cinema no primeiro semestre do ano que vem.
Esse não é a primeira vez que o diretor faz uma incursão no mundo musical de uma das maiores bandas do rock nacional, pois Faroeste Caboclo foi recontada em 2013, faturando 15,5 milhões em bilheteria e levou mais de 1,4 milhão de pessoas aos cinemas pelo país.
"A base [dos filmes] é o mesmo autor [Renato Russo], mas Faroeste é um filme que tem uma tragédia onde morre todo mundo no final enquanto Eduardo e Mônica é um filme em que as pessoas ficam casadas no final", lembra o diretor brasiliense de 45 anos.
Os atores Gabriel Leone e Alice Braga vivem os protagonistas, o casal que se conheceu numa festa estranha, com gente esquisita, "eu não estou legal, não aguento mais birita", no meado da década de 80, cuidadosamente retratado pelo diretor de arte Tiago Marques.
O elenco conta ainda com Otávio Augusto (avô de Eduardo), Juliana Carneiro da Cunha (mãe de Mônica), Victor Lamoglia, Bruna Spínola, Eli Ferreira, Digão Ribeiro, Ivan Mendes, Luisa Viotti e Fabrício Boliveira.
Legião Urbana
Banda de rock brasileira fundada em 1982 em Brasília, por Renato Russo e Marcelo Bonfá. O grupo também contou com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha em sua formação mais conhecida. Diante do falecimento de Renato Russo em 11 de outubro de 1996, o grupo encerrou suas atividades 11 dias depois. Possui uma discografia de oito álbuns de estúdio, três compilações e seis álbuns ao vivo (um deles sem a presença de Renato Russo)
Em 2010 a Legião Urbana somou um total de mais de 25 milhões de discos vendidos (tendo uma média de venda de 250 mil por ano), sendo o segundo grupo musical brasileiro que mais vendeu discos de catálogo no mundo, além de fazer parte do chamado "quarteto sagrado" do rock brasileiro, juntamente aos grupos musicais Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.
Entre outubro de 2015 e dezembro de 2016, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, os dois integrantes remanescentes do grupo, apresentaram juntamente a André Frateschi nos vocais principais e diversos músicos convidados a turnê Legião Urbana XXX Anos, que consistiu na comemoração dos 30 anos de seu primeiro álbum de estúdio. Devido a boa aceitação do público, o grupo resolveu retomar o projeto em 2018, desta vez executando o repertório do segundo e do terceiro álbuns.