TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Papai Noel visita hospitais do Rio e leva esperança e solidariedade para pacientes e colaboradores

Cartinhas com mensagens natalinas, cantatas e pinturas também fizeram parte dos presentes de Natal

Por Jonas Feliciano em 24/12/2019 às 09:20:06

Imagem: Divulgação

A campanha Natal Solidário da Rio Saúde levou um pouco de conforto aos pacientes internados nos Hospitais Ronaldo Gazolla e Rocha Faria. Pacientes e colaboradores das duas unidades receberam a visita de Papais Noéis voluntários, que distribuíram sorrisos, abraços e presentes nos corredores e enfermarias. Cartinhas com mensagens de amor e solidariedade foram entregues por funcionários e filhos de colaboradores aos pacientes internados, impossibilitados de passar a data com a família e amigos.

O Papai Noel chegou acompanhado de voluntários da Orquestra do maestro Maciel e do coral do Coren (Conselho Regional de Enfermagem). O grupo cantou músicas natalinas nas duas unidades. Na pediatria do Rocha Faria, onde a festa de Natal teve tema da "Minnie e Mickey", as crianças entraram no clima de magia. Helder Souza, coordenador médico da pediatria, explicou que há quatro anos reúne doações para que o Natal das crianças internadas seja especial.

Imagem: Divulgação

"É muito gratificante e emocionante ver a felicidade no rostinho delas quando vêem o Papai Noel e sua turma. Eles ficam muito animados com o ambiente festivo que proporcionamos nesta data", comentou o profissional.

Gabriel Dias de Azevedo , 19 anos, internado no CTI, quando soube que o Papai Noel estava no hospital prontamente pediu a visita do bom velhinho. Com o pedido atendido, Gabriel ficou super emocionado e feliz, ele ganhou uma cartinha natalina.

"Agora meu Natal, apesar de estar internado, será melhor", pediu o jovem.

Imagem: Divulgação

As cartinhas escritas pelos funcionários do hospital também emocionaram pacientes, como Rosimere Marques, que está internada há 20 dias na unidade.

"Receber a visita do Papai Noel e as mensagens de afeto e carinho foi maravilhoso", comentou Rosimere.

Para marcar a data, paredes do hospital ganharam o colorido da solidariedade. As pinturas, que fazem parte do projeto de humanização do Rocha Faria, foram realizadas pelo maqueiro pintor, Renato Pereira. A arte também foi um dos presentes de Natal para os pacientes e colaboradores da unidade.

Imagem: Divulgação

Denise Mello, Superintendente de Enfermagem do HMRF, contou que transformar as paredes do bloco clínico, no térreo e segundo andar da unidade e realizar toda essas ações foi muito especial.

"Tudo isso foi um presente pra eles e também pra nós. Nosso objetivo é proporcionar a eles um ambiente mais leve e alegre", explicou a enfermeira.

No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, os pacientes receberam a visita de um Papai Noel muito especial, além de uma cantata de Natal organizada pelo coral do Conselho Regional de Enfermagem. A chegada do bom velhinho emocionou, mas a história contada por ele aos pacientes foi um exemplo do amor e solidariedade que transbodam nesta época do ano.

Com 88 anos, o aposentado Francisco Luis recebeu do pai o legado de espalhar amor e esperança nos hospitais. A tradição começou com o pai dele, Osvaldo Nicolau, que durante os últimos 30 anos de sua vida honrou o sobrenome e se vestiu de papai noel para alegrar um pouco a vida de quem está longe de casa e dos amigos. Ao morrer, ele pediu ao filho que continuasse com o lindo trabalho. Francisco cumpriu a promessa e há 12 anos se veste com a roupa de papai noel, a mesma usada pelo pai.

"Essa roupa foi minha mãe, Iolanda, que fez. Meu pai usava. Tem 30 anos, parece?", disse com orgulhoso.

A visita do bom velhinho aos pacientes internados mostrou que não importa a idade para entrar no clima de magia. Ele foi abraçado por muitos adultos e teve quem não escondesse a emoção. Com lágrimas nos olhos, a paciente Denise Andrade, internada na enfermaria feminina, agradeceu o presente inesperado.

"Homenagem linda, muito emocionante. Pra nós que estamos internados aqui no hospital é um abraço, nos faz acreditar na humanidade. Só tenho a agradecer e parabenizar!", explicou Denise.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.