A Secretaria de Estado de Polícia Militar divulgou, nessa sexta (27), o esquema de segurança para o Réveillon em todo o estado do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, a festa de Ano Novo terá o reforço de 15 mil policiais e de 2.000 viaturas que farão a segurança na Capital, em Niterói, na Região dos Lagos e na Costa Verde. A operação especial de Réveillon terá início às 6h da manhã de terça (31) e terminará na manhã de quarta (01).
Segurança na capital
O plano de segurança para cidade do Rio de Janeiro prevê policiamento para a Praia do Flamengo, Ilha de Paquetá, Central do Brasil, Parque de Madureira, Iapi da Penha, Praia da Bica, na Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Praia do Recôncavo, em Sepetiba, Praia de Guaratiba e orlas da Barra da Tijuca e Recreio.
Na praia de Copacabana, a segurança será reforçada. A praia terá 30 torres de observação, 13 localizadas na areia e 17 no calçadão, que estarão em pontos estratégicos da orla. Cerca de 2.049 policiais utilizarão 112 viaturas, além de cavalos, e atuarão equipados com rádios transmissores e com reforço das imagens das câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e do Centro de Operações Rio (COR) para combater possíveis problemas de segurança durante o evento.
O Batalhão de Polícia de Choque estará presente em 24 pontos de bloqueio auxiliando à CET-Rio e na parte externa das estações do metrô, em Copacabana. A Ronda Especial e de Controle de Multidões e o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios atuarão em 36 grupos de proximidade de multidão e com 10 policiais realizando a segurança do público durante o evento. O Grupamento Aeromóvel (GAM) auxiliará, fazendo o monitoramento aéreo com câmeras por toda a praia de Copacabana.
Outras cidades
A Secretaria de Polícia Militar informou também que Niterói, Maricá, Cabo Frio e Angra dos Reis terão seu policiamento reforçado e atuará em conjunto com as guardas municipais das prefeituras. Nas estradas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as concessionárias de rodovias contarão com a ajuda de 636 policiais militares e 55 viaturas que estarão em pontos estratégicos para garantir a segurança dos usuários.
Recomendações
A Polícia Militar recomendou também à população e aos turistas que cheguem cedo aos locais de festa e que utilizem o transporte público. Os pais deverão ter atenção redobrada com as crianças nos locais de comemoração. Os recipientes de vidro e fogos de artifício são proibidos nas praias e locais fechados.
Para quem foi viajar, algumas orientações:
– Verifique os freios e o estado geral do veículo antes de pegar a estrada;
– Não use bebida alcoólica antes de dirigir;
– Transporte as crianças apenas nos dispositivos adequados;
– Use sempre o cinto de segurança;
– Não use o telefone celular enquanto estiver dirigindo;
– Respeite sempre a sinalização.