TOPO - PRINCIPAL 1190X148

É perigoso ser um atleta de fim de semana?

Especialista tirou algumas dúvidas sobre a prática de atividades físicas

Por Jonas Feliciano em 02/01/2020 às 11:03:08

Imagem: Divulgação

Se você é adulto e gosta de praticar algum esporte ou atividade física somente aos finais de semana, é provável que, no futuro, tenha algum tipo de lesão. As lesões esportivas são um dos motivos mais comuns pelos quais os adultos procuram atendimento médico. Mas por que na fase mais madura da vida as pessoas tendem a se machucar enquanto se exercitam? A resposta é simples: a vida adulta, muita vezes, dificulta a frequência de treinos diários.

"As pessoas passam grande parte do tempo se deslocando de casa para o trabalho, e vice-versa, e durante a semana o tempo tem ficado cada vez mais escasso. Com isso, elas querem tirar o atraso no fim de semana , praticando atividades físicas por longos períodos nos sábados e domingos, e isso é realmente perigoso. O efeito benéfico do esporte para o sistema cardiovascular acontece quando o esporte é praticado pelo menos quatro vezes por semana, por 30 minutos", explicou o ortopedista e Professor Adjunto da UFRJ, Márcio Schiefer.

Por isso, passar de um estilo de vida sedentário para uma rotina de exercícios, repentinamente, é um choque para o corpo. À medida que envelhecemos, isso se agrava com o ganho de peso. A osteoporose também é um fator que pode torná-lo mais propenso a lesões.

"A pessoa que ficou sedentária a semana inteira e só pratica atividades uma vez na semana está mais sujeita a lesões. Muitas vezes quem joga bola só no domingo, por exemplo, acaba não ficando com a agilidade que o esporte requer. Com isso, acaba se machucando. Recebo muitos atletas de fim de semana no consultório com estiramentos musculares e até mesmo fraturas", ressaltou o médico.

Segundo ele, o mais indicado seria associar uma atividade aeróbica, como esteira, a um programa de musculação regular.

"Desta forma você vai manter uma boa massa muscular, reduzindo o risco de lesões. A atividade aeróbica mantém o aparelho cardiovascular preparado. Tente ajustar sua agenda, meia horinha de manhã, na hora do almoço ou à noite na volta do trabalho", completou.

O especialista também destacou as lesões mais comuns em pacientes com esse perfil. Além dos esportes e as atividades de maior risco e o que deve ser feito para prevenir essas lesões. Veja a seguir:

Lesões no braço e ombro:

- Cotovelo de tenista, também chamada "cotovelo do jogador de golfe", essa lesão na parte externa do cotovelo pode causar dor, rigidez e uma amplitude de movimento limitada.

- Rompimento do Manguito rotador . Quando os ligamentos do ombro (frontal ou traseiro) se rompem devido a atividades repetitivas ou traumas repentinos.

Lesões nas costas e pescoço:

- Dor na região lombar. Uma das lesões de uso excessivo mais freqüentes, a dor lombar pode ser causada por tensão muscular, espasmo nas costas, escorregão ou hérnia de disco ou mesmo osteoartrite .
- Dor de pescoço. Ter o incomodo ao virar a cabeça ou abaixar o queixo no peito depois de se exercitar, pode ser um espasmo ou um músculo do pescoço em tensão.

Esportes e atividades de maior risco:


Basquetebol

Ciclismo

Futebol

Golfe

Corrida

Esqui

Futebol

Tênis

Como se prevenir de lesões:


- Aumente gradualmente o seu nível de condicionamento físico. Adicione ao seu treino apenas 10% por semana (10% mais minutos, repetições ou peso / resistência). Intensificar seus exercícios gradualmente permite que seu corpo fortaleça saudavelmente.

- Alongue. Faça do alongamento uma atividade regular, alguns dias por semana e após cada treino. Uma mistura de alongamento pode melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento durante as atividades.

- Verifique os equipamento. Use equipamentos de segurança (capacetes, joelheiras e cotoveleiras) para proteger a cabeça e ossos de quedas repentinas. Verifique o equipamento esportivo (tacos de golfe, estrutura da bicicleta) para garantir que os itens estejam em boas condições e com o tamanho/altura adequada.

- Se Hidrate. Muitas pessoas não percebem a importância da hidratação para evitar lesões . Beba bastante água todos os dias e reidrate depois de se exercitar.

- Pratique exercícios com frequência. A atividade regular misturada à sua rotina diária pode ajudar bastante a manter o corpo saudável. Atenção aos excessos, respeite seu condicionamento físico e procure um profissional da área para orientar as atividades



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.