TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Vídeo mostra avião ucraniano sendo abatido no Irã

Vídeo mostra exato momento em que míssil atinge avião ucraniano. Teerã desafia o mundo a provar que o míssil, de fato, derrubou aeronave

Por Kaio Serra em 10/01/2020 às 11:27:03

Foto por: AFP

Um míssil iraniano de superfície ao ar derrubou o jato de passageiros que caiu em Teerã na quarta-feira matando todas as 176 pessoas a bordo, concluíram altas autoridades americanas e britânicas.

O vídeo foi obtido com exclusividade pelo jornal americano The New York Times, de uma pessoa chamada Nariman Gharib. De acordo com a filmagem, a aeronave, um Boeing 737-800 da companhia Ukraine International Airlines, foi atingida por um míssil terra – ar modelo TOR, de fabricação russa. Logo após o impacto, é possível observar uma grande explosão, seguida por uma bola de fogo caindo do céu.


Ali Abedzadeh, chefe da autoridade de aviação civil do Irã, disse nesta sexta-feira (10) que estava "certo" de que o avião não foi atingido por um míssil. Investigadores iranianos alegaram que o avião teve uma falha mecânica.

O avião caiu horas depois que o Irã lançou uma série de mísseis balísticos em duas bases americanas no Iraque para vingar a morte do general Qassem Soleimani .

O país desafiou os líderes ocidentais a provar que um míssil era o culpado.

"Todos esses relatórios são uma guerra psicológica contra o Irã. Todos os países cujos cidadãos estavam a bordo do avião podem enviar representantes". Disse Abedzadeh. "O que é óbvio para nós, e o que podemos dizer com certeza, é que nenhum míssil atingiu o avião".

Entre os mortos haviam 82 iranianos, 63 canadenses e quatro britânicos. Sobre o suposto abate, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse em entrevista coletiva : "Temos inteligência de várias fontes, incluindo nossos aliados e nossa própria inteligência. As evidências indicam que o avião foi abatido por um míssil iraniano de superfície ao ar. Isso pode ter sido não intencional".

A Ucrânia, um dos países que participam das investigações, declarou que buscaria possíveis destroços de um míssil russo no local do acidente, depois de ler informações sobre isso na internet.

Os ucranianos também investigavam a possibilidade de o avião ter colidido com um drone ou com outro objeto voador, de problemas técnicos provocados por explosão ou de uma ação terrorista dentro da aeronave.

Trump também anunciou nesta quinta-feira (9) que já aprovou sanções mais duras contra o Irã.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.