No dia 9 de janeiro, dia do falecimento de Imi Lichtenfeld, o criador do Krav Maga, a modalidade de defesa pessoal israelense, uma delegação de alunos da Federação Sul Americana de Krav Maga prestou sua homenagem em visita ao túmulo de Imi, em Israel.
Acompanhados pelo israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-preta – 8º Dan), o introdutor da modalidade na América Latina e aluno direto de Imi, os alunos ouviram um pouco mais sobre a sua história de vida, que até hoje é relembrada e vivenciada pelos praticantes do Krav Maga.
“Eu me lembro, quando viajava para o Brasil, a 14 mil quilômetros de Israel, ao ligar para Imi, a primeira coisa que ele me perguntava, antes de mais nada, era como eu estava, como estava a minha saúde. Até o último dia dele, Imi só se preocupou em como conseguiria fazer mais pelos outros. Esse foi Imi”, contou Grão Mestre Kobi para os alunos que o acompanharam nessa viagem.
De janeiro e fevereiro de 2020, a Federação Sul Americana de Krav Maga levará três delegações de alunos para Israel, o berço do Krav Maga. Sempre em na companhia de Grão Mestre Kobi, as delegações visitarão pontos históricos para o Krav Maga, conhecerão as raízes da arte de defesa pessoal, realizarão treinamentos especiais e conhecerão de perto a história do povo israelense.
Desde 1994, Grão Mestre Kobi leva grupos de alunos para treinarem e conhecerem Israel. Em 1998, quando o criador do Krav Maga faleceu, as viagens foram interrompidas e só foram retomadas em 2011, sendo realizadas a cada dois anos. Em 2020, pela primeira vez, serão três delegações que participarão de treinamentos na neve e no deserto, treinamento antiterror, encontros com beduínos, além de passeios no Deserto da Judeia, em lugares sagrados em Jerusalém, no Mar da Galileia e no Rio Jordão, visitas a museus, escavações arqueológicas e ao parlamento.
Grão Mestre Kobi explica: “há 30 anos, cheguei à América Latina, mais precisamente ao Rio de Janeiro, e de lá para cá venho realizando, com a minha equipe, um trabalho sério e responsável, desenvolvido para preservar ao máximo o Krav Maga da maneira como foi criado por Imi”. E completa: “Hoje, o Krav Maga Mestre Kobi tem o reconhecimento mundial sobre sua qualidade e poder trazer os alunos para vivenciar a origem dessa história é uma grande alegria na comemoração desses 30 anos de trabalho”.
O que é Krav Maga - desenvolvida na década de 40 para que qualquer pessoa pudesse se defender, o Krav Maga é a única arte reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como esporte. Por isso não há regras e nem competições, somente o objetivo de preparar os praticantes para voltarem em segurança para casa.
As técnicas do Krav Maga são simples, rápidas e objetivas. Os movimentos buscam atingir os pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor para eliminar a necessidade do uso de força bruta e igualar o forte, o fraco, o grande e o pequeno. As técnicas se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano, na física, matemática e anatomia, promovendo melhor controle das emoções e de nossas reações. Além das técnicas, o treinamento do Krav Maga desenvolve a autoconfiança e a coragem do aluno.
Do ponto de vista físico, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente, dentro de seus limites. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras e atentas. A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado. O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, homens e mulheres, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência.