Talentosa, carismática e um show de intelecto: são palavras que resumem Isabela Cristina, a cantora Iza. A estrela do 'Arquivo Confidencial', no programa do Faustão deste domingo (12), aproveitou o espaço, antes de assistir às homenagens do quadro, para falar sobre preconceito e refletir a respeito de sua atual carreira.
Emoção com o pedido de desculpas do pai, crítica a meritocracia e manifesto ao racismo e representatividade foram alguns dos destaques do programa. Além disso, Iza foi elogiada nas redes sociais sobre sua postura e participação no programa.
Sobre racismo, a cantora disse que sua atual posição artística, de uma certa forma, afasta atitudes preconceituosas.
"Por conta da minha profissão hoje, eu acho que essa questão do assédio, do preconceito e do racismo fica velada, não some. As pessoas têm aquele receio de expressar da forma como elas gostariam. Mas, eu sei, que se isso não acontecer comigo não significa que o racismo acabou. A gente ainda tem muita coisa para fazer", disse a artista em sua participação no programa dominical.
Logo após, Iza destacou a importância da representatividade. "Eu, quando era criança, queria muito poder me ver na TV. E hoje, eu já vejo muito mais em mim nos lugares. Eu acho que isso é importante, assim...Isso é a história da representatividade. A gente precisa se ver nos lugares para saber que podemos estar em qualquer lugar que desejamos. E isso está mudando", frisou.
Sobre a meritocracia a cantora disparou.
"Na verdade, existe uma questão que foi muito imposta a nós. É quando a gente fala sobre meritocracia e eu fico muito chateada, na real. Os caminhos e as oportunidades nunca foram as mesmas, sabe? Existe uma lacuna social de oportunidades e de preenchimento de vagas que é muito grande, sabe?", enfatizou.
"É até bom deixar apelo para pessoas que contratam e recrutam funcionários para as empresas: que vocês olhem para nós. E não só para nós, mas para todos como pessoas capazes de fazer qualquer coisa. Eu acho que precisa encerrar com esse crivo de quem pode estar aqui ou quem não pode. A gente precisa mudar isso o quanto antes", encerrou a diva pop, em seguida sendo aplaudida por toda platéia.
PAI PEDE DESCULPAS POR AFASTAMENTO
O Domingão foi verdadeiramente cheio de emoções. Não somente para Iza, mas para todo público presente no programa, inclusive aos telespectadores.
Após cantar e fazer belos discursos, a cantora foi surpreendida com o quadro "Arquivo Confidencial", como é de costumo do programa comandado por Fausto Silva.
Durante a exibição do depoimentos de parentes e amigos, apenas um, entre eles, deixou a artista pop emocionada.O pai da técnica do "The voice Brasil" fez em público um pedido de desculpas pelo tempo que ficou afastado da filha, além de falas que possam ter magoada.
"Meu pai sempre foi minha maior referência musical. Quando eu era criança, eu mudei para Natal e antes de ir para a casa da vila militar, a gente morou em um lugar confortável, mas o chão era de terra batida. Um dia choveu pra caramba e perdemos tudo numa enchente. A música foi embora. Naquela época, não tinha mp3. Tinha só aqueles estojos de CD e ele levava o caminhão junto", relembrou.
O motivo pelo qual ficou afastada de seu pai, segundo Iza, foi por conta da separação entre seus pais.
"Agradeço meu pai por toda influencia, esforço, dedicação. Meus pais se separaram na semana que eu larguei meu emprego. A situação financeira mudou toda. Fiquei magoada com esse processo e dois anos sem ver meu pai. Fico muito grata por isso e receber essa mensagem foi um carinho para o meu coração", completou. "É sempre duro passar por uma separação. Foi um processo necessário não só para os meus pais, mas para todos nós. Quando a gente ama alguém, a gente erra tentando acertar", disse.