TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Urbanista Vicente Loureiro lança obra regada de crônicas sobre a cidade

Livro será lançado nesta quarta-feira (15), em Nova Iguaçu

Por André Uchôa em 14/01/2020 às 14:42:17

Vicente Loureiro lança livro nesta quarta-feira. Foto: Thiago Loureiro

Os últimos sete anos das crônicas escritas pelo urbanista Vicente Loureiro e veiculados no Jornal Extra, no caderno Mais Baixada, foram transformadas em livro, que chega às livrarias ainda este mês. Sob um olhar mais sensível, a obra intitulada "Prosa Urbana", perfaz uma análise do que já viu no trajeto casa-trabalho, que não é curto.

Em uma linguagem totalmente acessível, de fácil assimilação e compreensão, o livro será lançado nesta quarta-feira (15), às 19h, no Centro Social São Vicente, em Nova Iguaçu. No dia 28 de janeiro haverá também um lançamento na Livraria da Travessa, na Zona Sul do Rio.

Já a capa do livro é do artista plástico e cenógrafo iguaçuano Raimundo Rodriguez e, no dia do lançamento, Loureiro e o jornalista Marlon Brum vão bater um papo sobre os temas abordados na publicação.

Conceitos básicos de cidade, governabilidade da metrópole, até os caminhos do futuro, os direitos do pedestre e de cada cidadão a espaços públicos qualificados e qualidade de vida urbana, são temas tratados na nova obra do arquiteto.

Em entrevista ao Portal Eu, Rio! o atual Conselheiro da Agetransp, Vicente Loureiro, relata o motivo pelo qual foi levado a escrever o livro com o intuito de propagar ainda mais os conteúdos tratados em sua coluna. "O que me levou a escrever essa obra foi a necessidade de perpetuar um pouco mais as colunas que escrevi durante 2013 a 2019. Fiz uma seleção com textos com mais conteúdo e qualidade e achei importante colocar no livro por tratar de assuntos relevantes e presentes na vida das cidades", pondera.

Vicente tem uma carreira marcada pela administração pública, a qual exerceu por mais de 35 anos. Foi Secretário do Estado do Rio de Janeiro e atuou como secretário de cidades e com isso realizou diversas ações em prol do desenvolvimento urbano.

"Meu desejo de ser arquiteto é desde menino. Com o tempo essa vocação ficou consolidada e na faculdade tive contato com o urbanismo e fiquei mais convicto da minha escolha", relata o escritor.

Já Fernando Gabeira deixa um recado importantíssimo na orelha do livro: "Este livro é importante em qualquer ocasião. Mas, no ano em que muitas cidades mudarão de prefeitos, e novos vereadores e dirigentes vão surgir no cenário político, torna-se uma leitura obrigatória para quem ama sua cidade e quer vê-la mudar para melhor".

Com 65 anos, Vicente é um grande entusiasta do assunto e ainda reside na cidade que ama que é Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.




Tags:   Prosa Urbana
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.