TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

GM-RIO divulga balanço total de 2019 em operações nas praias do Rio

Grupamento Especial de Praia completará 20 anos no mês de março

Por Leonardo Pimenta em 14/01/2020 às 23:23:32

Foto: Divulgação

A Guarda Municipal do Rio divulgou, nesta terça (14), um balanço sobre todas as operações realizadas em 2019 nas praias cariocas. Segundo a GM-RIO, os agentes do Grupamento Especial de Praia realizaram 786 atendimentos ao público, 81 prisões em flagrante por roubo, furto e lesão corporal e a apreensão de 55 adolescentes por prática de ato infracional. Além disso, foram apreendidas 398 armas brancas na orla das praias das zonas Sul e Oeste da cidade. A inspetora comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, comentou a importância do resultado do grupamento para as praias do Rio, que completará 20 anos no mês de março.

“Os resultados do GPM são sempre muito positivos, porque é um grupamento que lida com uma grande diversidade de ocorrências na orla, como crianças perdidas, afogamentos, resgate de animais silvestres e marinhos feridos e ainda atuam nos flagrantes de roubos e furtos. Além de toda a atribuição de fiscalização das normas das praias, que é bastante extensa, os nossos guardas não deixam de prestar apoio e suporte aos banhistas e turistas, realizando um trabalho de extrema importância para a cidade”, falou a comandante da Guarda Municipal.

O Grupamento Especial de Praia e Marítimo (GPM) foi criado no ano de 2000 para atuar inicialmente na orla marítima da Zona Sul e, em 2011, foi estendido para as praias da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha e Abricó. No ano passado, o grupamento passou a operar na área costeiras da cidade, após atuar juntamente com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.

Ações de ordenamento urbano

O GPM também auxilia no ordenamento urbano, buscando o cumprimento das normas do código de posturas do município, e na desocupação de espaços públicos utilizados indevidamente.

Durante o ano de 2019, o grupamento realizou 505 ações para impedir a prática inadequada de esportes, como altinho e frescobol, 646 flagrantes de mal uso de equipamentos públicos e a apreensão de 8.729 produtos de ambulantes irregulares que atuavam ilegalmente nas praias.

Com a lei nº 6.642/2019, recentemente aprovada, que permite o acesso de cães às praias cariocas, os agentes efetuaram 4.609 orientações sobre a nova legislação, onde obriga o dono a utilizar guia e a estar com o cartão de vacinação em dia.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.