Na noite da última quinta-feira (16), o atual secretário de cultura, Roberto Alvim, fez um pronunciamento anunciando o lançamento do Prêmio Nacional das Artes. Após o discurso, o vídeo do representante do governo acabou chamando a atenção das redes sociais. No Twitter, diversos usuários acusaram Alvim de nazista. Isso porque, a fala do secretário teria sido uma cópia dos pensamentos de Joseph Goebbels, o chefe da comunicação de Adolf Hitler.
Além disso, os internautas ainda afirmaram que a trilha sonora utilizada, bem como a estética teriam referências do modelo ditatorial que devastou milhares de judeus na Alemanha. A música de fundo é Lohengrun - Prelude, obra do compositor Richard Wagner, uma das favoritas do Führer.
Já na manhã desta sexta-feira (17), as hashtag's #NAZISTA, #Goebbels e #RobertoAlvim estavam entre os assuntos mais comentados do trendings topics do Twitter. Anônimos e figuras públicas desaprovaram a ideia de cultura proposta pelo secretário de Bolsonaro.
Vale destacar que não é a primeira vez que Roberto Alvim se envolve em polêmicas. No ano passado, ele atacou a atriz Fernanda Montenegro depois que ela participou de um ensaio fotográfico. Na época, Alvim disse que as fotos de Fernanda para a revista "Cinco em Um" não passavam de uma canalhice abissal. Apesar de bastante criticado, ele se manteve no governo e disse que só entregaria o cargo se fosse "morto".
Até o fechamento desta matéria, nem a Secretária de Cultura e nem outros órgãos do governo haviam se pronunciado sobre o assunto.