O Prêmio Barco a Vapor, concurso promovido pela Fundação SM em parceria com a SM Educação que revela novos talentos da literatura infanto-juvenil brasileira, prorrogou o prazo de inscrições para sua 16ª edição. Agora, os interessados têm até o dia 17 de fevereiro para inscrever textos nos gêneros romance e/ou novela para crianças por meio do site http://barcoavapor.edicoessm.com.br/.
O regulamento prevê que qualquer pessoa pode participar, incluindo cidadãos de outras nacionalidades, desde que os originais sejam inéditos, escritos em língua portuguesa, assinados com nome fictício (pseudônimo) – para assegurar a idoneidade do concurso – e que o autor seja maior de 18 anos e more no Brasil. Além do prêmio de R$ 40 mil, o vencedor terá seu livro publicado na coleção 'Barco a Vapor', da SM Educação.
Livro vencedor em 2019
A última edição do Prêmio Barco a Vapor no Brasil contemplou um estreante na literatura infantojuvenil. Escrito pelo ex-produtor de cinema Alexandre Rathsam, o livro “O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas” conta a história de um divertido professor universitário que sofre da síndrome da palavra solta e fala tudo o que lhe vem à cabeça, resultando em tiradas absurdas e hilárias. Ao ser julgado pela dificuldade de comunicação, ele é afastado da sala de aula e conhece uma garotinha com problema semelhante, construindo uma relação de amizade livre de julgamentos e repleta de companheirismo.
Sobre a SM
Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países, contando com mais de 2.300 profissionais e voluntários dedicados a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da instituição, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país.
Sobre a Fundação SM
Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela SM Educação, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações.