TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ministério Público pede suspensão da Banda do Ingá e do bloco Vou Zoar

Recomendação à Prefeitura de Niterói atinge todo e qualquer evento do Carnaval 2020 que não esteja legalizado e com nada a opor dos Bombeiros e da Polícia Militar

Por Portal Eu, Rio! em 07/02/2020 às 20:46:43

Banda d Ingás atraiu milhares de foliões às ruas de Niterói ano passado, mas corre risco de ficar de fora do Carnaval

A Prefeitura de Niterói terá que revogar imediatamente todas as autorizações para eventos previstos para o Carnaval 2020 na cidade de Niterói que não estejam legalizados e autorizados na forma do decreto Nº 44.617/14 (nada opor de todos os órgãos públicos). A recomendação visa, especialmente, os ditos "mega eventos", como o bloco Vou Zoar e a Banda de Ingá. A Recomendação ao Município foi expedida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania - Núcleo Niterói.


No documento, o MPRJ recomenda que o município também suspenda imediatamente os incentivos financeiros a esses eventos que não se legalizaram. Em caso de já ter havido o repasse, deve ser exigida a devolução dos valores ante a culpa exclusiva do beneficiado que deixou de cumprir a obrigação legal. A promotoria recomenda ainda que o município divulgue de forma ampla o cancelamento dos eventos esclarecendo as razões de decisão; intime os organizadores do evento imediatamente da decisão, exigindo-se destes, pelo descumprimento das normas legais, a ampla divulgação do cancelamento com as devidas razões.

Como fiscal do cumprimento das leis, o MPRJ entende que a realização do evento deve atender aos ditames legais, a fim de que não haja prejuízo à ordem pública e que os organizadores dos eventos e corresponsáveis cumpram as regras do Decreto Estadual nº 44617/14, regulamentado pela Resolução Conjunta SESEG/SEDEC Nº 135 de 20/02/2014, obtendo-se todas as autorizações legais necessárias.

Programação no site da Prefeitura segue com a previsão de desfile da Banda do Ingá e do Bloco Vou Zuar

Cerca de 100 blocos passarão pelas ruas de Niterói neste Carnaval. A folia na cidade também terá festas em 34 bairros e desfile oficial das escolas de samba, com a participação da Viradouro, Cubango e Sossego, na Rua da Conceição. A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) estima que cerca de 850 mil pessoas, entre turistas e niteroienses, vão curtir a festa na cidade e movimentar a economia local.

Além dos ensaios técnicos que já estão acontecendo durante este mês de janeiro na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, em 1º de fevereiro o carnaval de rua começa na cidade com o bloco Decide Aí, no Vital Brazil. A programação completa estará disponível no site www.visit.niteroi.br.

Já estão confirmados blocos como Rio Pandeiro (Icaraí), Sambaí (Concha Acústica), Cordão do Bola Branca (Canto do Rio), Banda dos Amigos (Barreto), Mancando de Ré (Largo do Marrão), Combinado 5 de Julho (Barreto). Os blocos Bicho (Piratininga), Bloquinho (Campo de São Bento), Banda de Piratininga, Dominó (Santa Rosa), e Bloquete (Vital Brazil) também vão agitar a programação de carnaval.

A tradicional Banda do Ingá, este ano, desfilará do Ingá até a Concha Acústica, em São Domingos. Os blocos Saias na Folia, Loucos pela Vida e Asclin prometem trazer a folia para o Centro da cidade. No Caminho Niemeyer, está confirmado o bloco Vou Zoar.

Rio do Ouro, Caramujo, Charitas, São Francisco, Cafubá, Fonseca, Largo da Batalha, Badu, Piratininga, Barreto, Largo da Batalha, Icaraí, Santa Rosa, Ititioca, Maceió, Santa Bárbara, Engenhoca, Sapê, Ilha da Conceição, Engenho do Mato, São Lourenço, Ponta d'Areia, Itaipu e Jurujuba terão carnavais de bairro.

Desfile Oficial – A Rua da Conceição, no Centro, terá o desfile de 32 escolas de samba, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, com as presenças das três grandes agremiações da cidade: Viradouro, Cubango e Sossego, participando hors concours. O carnaval de Niterói é o segundo maior evento da cidade e é considerado o segundo maior do Estado.

De acordo com o presidente da Neltur, Paulo Novaes, o carnaval de Niterói cresce a cada ano com a melhoria das escolas, os blocos de ruas e as festas nos bairros, estimulando o turismo, a economia da cidade, através de seus polos hoteleiros, gastronômico, setor de transporte, comércio e serviços.

“As grandes cidades como São Paulo, Rio, Bahia e outras capitais priorizam o carnaval por ser a festa mais popular do País e de maior apelo para o Turismo. Niterói não foge à regra”, afirma Novaes.

Ele destaca que o carnaval de Niterói está sendo divulgado em vários centros de atendimento do Rio de Janeiro, no Píer Mauá nas chegadas de navios internacionais, nas grandes feiras turísticas nacionais e internacionais e através dos Centros de Atendimento ao Turista.

Desfile na Rua da Conceição

Dia 23

19h – Império de Charitas

19h25 – Mistura da Raça

19h50 – União do Maruí

20h15 – Grilo da Fonte

20h40 – Unidos do Castro

21h05 – Independente do Boaçu

21h30 – Unidos do Barro Vermelho

22h – Fora de Casa

22h30 – Amigos da Ciclovia

0h – Tá Rindo Por quê?

0h30 – Grupo dos 15

Dia 24

19h – Galo de Ouro

19h40 – Banda Batistão

20h20 – Cacique São José

21h – Garra de Ouro

21h40 – Sabiá

22h20 – Combinado do Amor

23h – Balanço do Fonseca

23h40 – União da Engenhoca

0h20 – Bem Amado

1h – Paraíso do Bonfim

Dia 25

19h – Mocidade de Icaraí

19h45 – Império de Araribóia

20h30- Bafo do Tigre

21h15 – Souza Soares

22h – Unidos da Região Oceânica

22h45 – Alegria da Zona Norte

23h30 – Magnólia Brasil

0h15 – Unidos do Sacramento

1h – Folia do Viradouro

1h45 – Experimenta da Ilha da Conceição


Fonte: Com site do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e site da Prefeitura de Niterói

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.