A empreendedora social Rosiane de Mello realiza um trabalho lúdico, importante e interessante de inclusão da criança com deficiência. Ela desenvolve um projeto educacional onde é possível transformar o ambiente escolar em uma terra fértil para o respeito, a empatia e a inclusão: ela leva o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para crianças que estão iniciando a vida escolar. Além disso, a empreendedora social trabalha com 25 personagens - bonecos de panos - e cada um deles retrata uma deficiência: o amputado, o deficiente auditivo, o deficiente visual, o autista, etc.
A ideia é levar o projeto às escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro. A primeira experiência será numa unidade escolar pública de Rio das Pedras, comunidade da Zona Oeste do Rio, em março. "Através da metodologia da inclusão reversa, acontece o compartilhamento com as crianças ausentes de deficiências, transtornos ou doenças, histórias lúdicas que abordam as deficiências, superações e habilidades que cada criança com deficiência tem para se expressar e ser feliz", explica a empreendedora social.
Para Rosiane de Mello, é fundamental dialogar sobre a inclusão escolar e entender que não basta apenas inserir a criança com deficiência na escola. Ela afirma ser preciso incluir o aluno. “Esse é o desafio: trabalhar com as crianças ausentes de deficiências os conceitos de cidadania e inclusão para que elas possam recepcionar seus novos amigos com amor e empatia”, afirma.
Com brilho nos olhos, a empreendedora social diz que acredita na construção desse novo olhar sobre as diferenças e que é possível construir um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo. Para que o projeto possa alcançar mais escolas, Rosiane de Mello quer contar com a colaboração de patrocinadores. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected].