TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Intérprete de Libras será ouvido dos deficientes auditivos no sambódromo carioca

Professora Teresa Cristina terá a inédita missão de interpretar o samba na linguagem de sinais

Por Portal Eu, Rio! em 14/02/2020 às 20:11:14

Fotos: Divulgação

A escola de samba Inocentes de Belford Roxo promete inovar no desfile da Sapucaí neste Carnaval. É que a agremiação vai trazer uma profissional para interpretar o samba-enredo na linguagem de sinais. A professora Tereza Cristina, de 35 anos, vai ser a responsável pela novidade e virá a frente dos ritmistas do mestre Washington Paz. Tereza vai ter a missão de comandar onze mulheres que darão vozes a emoção a um desfile de uma escola de samba para o público com deficiência auditiva. Um feito inédito na história do Carnaval!

"Não poderia ficar de fora de um trabalho pioneiro, além de ser um tema que me fascina e uma razão ainda maior do que a própria festa, que é a inclusão social.", destaca a intérprete. Ela ressalta: “Fazer parte deste espetáculo é maravilhoso e vai ser um desafio levar a mesma emoção ao público surdo. Essa é a igualdade que deveria ter em todos os lugares, por isso que os deficientes auditivos precisam ser representados na maior festa popular do mundo.", ressalta Tereza.



No mercado de intérprete de Libras há dez anos, a professora teve o primeiro contato com a ‘linguagem dos sinais’ em outro momento. "Foi ainda na época da faculdade de Direito. Ali eu dei meus primeiros passos nos trabalhos de tradução, juntamente com o de professora. Nos últimos anos tenho percebido que a procura pelo curso de Libras tem ganho mais adeptos", esclarece a intérprete, que se divide nas funções de advogada e professora de Libras atualmente.



Reta final
Faltando alguns dias para o desfile, a professora e a equipe têm ensaiado semanalmente para ajustar todos os detalhes para o dia do desfile. A Inocentes de Belford Roxo vai ser segunda escola a pisar na Sapucaí no sábado, dia 22 de Fevereiro, nos desfiles do Carnaval Carioca com o enredo "Marta do Brasil, chorar no começo parar sorrir no fim", do carnavalesco Jorge Caribé, em homenagem à jogadora Martha, recordista na eleição de melhor do mundo de futebol feminino pela FIFA.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.