Nesta quarta-feira (19), o carnaval chega mais cedo ao Méier. Isso porque, o Cordão da Bola Preta vai promover um baile animado no Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no bairro do Méier, na Zona Norte carioca. O evento ocorre dentro do projeto Quartas Brasileiras, a partir das 16h. Este será o quarto baile pré-carnaval com o bloco, que lotou a casa nas edições anteriores.
Comemorando seus 102 anos em 2020, sempre na defesa do tradicional carnaval carioca, o Bola Preta leva o público para cair na folia ao som de marchinhas consagradas como "Mamãe, eu quero", "A jardineira", "Me dá um dinheiro aí", "Alá-lá-ô" e, claro, "A marcha do Cordão da Bola Preta", considerada o hino da agremiação, composta por Nelson Barbosa e Vicente Paiva.
Para animar ainda mais a festa, vai rolar um concurso de fantasias. Por isso, vale caprichar na originalidade, pois haverá premiação para três categorias: a fantasia mais bonita, a mais original e a mais engraçada.
O Cordão da Bola Preta
Fundado em 2018, o Cordão da Bola Preta sempre teve uma banda de carnaval própria formada por associados, músicos militares e frequentadores do clube.
A partir da década de 1950, com a inauguração da sede própria na Avenida Treze de Maio, 13 - 3° andar, o Bola organizou uma banda com músicos profissionais de forma a valorizar os seus desfiles e bailes de carnaval, a maior das suas festas e razão da existência do "quartel-general do carnaval".
Com o passar dos anos, principalmente a partir de 1975 até os dias atuais, a Banda do Cordão da Bola Preta passou a tocar não só nos eventos do bloco, como também em todos os grandes bailes de carnaval da Cidade Maravilhosa.
Com a revitalização do carnaval nos anos 2000, a Banda do Cordão da Bola Preta passou a se apresentar, antes e durante os dias de folia,? em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, como São João da Barra, Miguel Pereira, Paracambi, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba, Barra do Piraí, Itaboraí, Paraíba do Sul, Petrópolis, Araruama, Três Rios, São Gonçalo e Niterói; e até mesmo em outros estados, a exemplo de Minas Gerais (Juiz de Fora), Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Ceará (Fortaleza), São Paulo (Caraguatatuba, São Carlos e São José do Vale do Rio Preto), Amazonas (Manaus) e Espírito Santo (Cachoeiro do Itapemirim).
Em 2018 e 2019, o Cordão tocou no Baile de Gala do Copacabana Palace. Todo o sucesso deve-se à tradição da mais antiga instituição em atividade no carnaval carioca: o Cordão da Bola Preta, que tem, como lema, "Tradição, Paz, Amor e Folia".