Pela primeira vez um evento sul americano voltado à matéria socioambiental fará parada na capital carioca, entre os dias 01 e 13 de agosto no Centro Cultural Banco do Brasil; de 2 a 8 de agosto no Cine Arte UFF; dias 7,14 e 21 de agosto na UFRJ – Campus Praia Vermelha. Além das exibições, o festival proporcionará cinco debates e uma conversa com idealizadores.
Após sua passagem por São Paulo, onde exibiu 121 filmes de 31 países diferentes e alcançar mais de 23 mil expectadores, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental apresentará no Rio de Janeiro e Niterói, uma parte da programação de sua sétima edição. Estarão participando a Mostra Internacional Contemporânea, a Competição Latino- americana, a Homenagem a Chico Mendes e o Concurso Curta Ecofalante, que é uma competição entre curtas universitários.
A Mostra Internacional Contemporânea apresentará 12 filmes entre curtas e longas-metragens de 14 diferentes países e os assuntos a serem discutidos serão: campo, cidades, consumo, povos e lugares, preservação e trabalho, todos eles exibidos no CCBB e no Cine Arte UFF.
O CCBB também receberá a Competição Latino-americana e exibirá os filmes que concorreram ao Prêmio de Melhor Filme Latino-americano da 7ª Mostra Ecofalante, o vencedor da categoria Melhor Filme pelo público, e os dois filmes que obtiveram a menção honrosa pelo júri. A apresentação em Homenagem a Chico Mendes recordará os trinta anos de seu assassinato com o longa-metragem “Crianças da Amazônia”, de Denise Zmekhol.
O Concurso Curta Ecofalante reproduzirá nove filmes que foram selecionados por instituições de ensino de Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; e apresentará ainda o grande vencedor do Prêmio de Melhor Curta Universitário “Xavante: Memória, Cultura e Resistência” da Universidade Federal do Mato Grosso por Gilson Costa.
A responsável pelo evento é a ONG Ecofalante em ação com o Centro Cultural Banco do Brasil, Cine Arte UFF e a UFRJ; e recebe o apoio da Tigre, do Instituto Clima e Sociedade e da White Martins.
Veja a programação completa do festival no site http://ecofalante.org.br. Todas as sessões e atividades são gratuitas.