Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) identificou que no ano passado em todo país ocorreram 119 assaltos a agências bancárias. No ano de 2018 haviam sido 171 ocorrências, um número muito inferior ao registrado desde o ano de 2000, com 1.903 casos.
A pesquisa feita pela FEBRABAN ocorreu com 17 instituições financeiras, que respondem por mais de 90% do mercado bancário.
A redução expressiva ao longo de quase vinte anos se deve ao investimento do sistema financeiro, no aprimoramento da segurança bancária que contribuiu para esse resultado e a cooperação intensa entre os bancos brasileiros e as autoridades encarregadas da segurança pública, com o envio de informações necessárias à investigação dos crimes relacionados ao sistema financeiro.
As ações combinadas das instituições financeiras também explicam os bons resultados alcançados nas últimas duas décadas.
“No montante de investimentos de segurança estão incluídos o sistema de capturas de imagens, as câmeras de visão noturna, as câmeras analíticas de análise facial, sensores, as câmeras externas e reforço físico”, detalha Pedro Oscar Viotto, diretor setorial de segurança bancária da FEBRABAN.
Ele lembra que os grandes bancos também contam com centrais que monitoram as agências em tempo real, no esquema 24/7 (24 horas por dia, 7 dias da semana). No caso de alguma ocorrência, a Polícia Militar é acionada.