TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cariocas se unem para ajudar as vítimas das chuvas

Há diversos pontos na cidade realizando o recolhimento de doações

Por Jonas Feliciano em 03/03/2020 às 20:47:21

Imagem: Página Bangu Ao Vivo

Diante dos transtornos causados pelas chuvas, desde o último domingo (1), algumas pessoas estão se mobilizando para ajudar moradores das localidades mais atingidas pelas enchentes. Isso porque, várias famílias tiveram que deixar as suas casas e perderam tudo. Até o momento, cinco pessoas já morreram depois que a chuva se intensificou na capital e em municípios vizinhos.

Imagem: Reprodução do Facebook

O bairro de Realengo, na Zona Oeste carioca, foi um dos mais atingidos. O volume de água levou ao rompimento de grandes tubulações. Com isso, muita gente está desabrigada e precisando de ajuda. Desde o início da semana, um grupo de voluntários tem se esforçado de para ajudar os desabrigados da região e de locais próximos. Eles estão recebendo doações de produtos de higiene pessoal, de limpeza, alimentos não perecíveis, roupas, calçados e também de utensílios domésticos. Os donativos podem ser entregues nos seguintes endereços:

- Rua Senador Furtado 62/401 Maracanã;

- Rua da Gazela bloco 70/208 Cohab Realengo;

- Paróquia Sagrada Família, na Rua Paula Nei s/n próximo a Praça da Cohab;

- Escola Municipal Stella Guerra Duval.


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) também está recebendo doações. No final da tarde desta terça-feira (2), o órgão emitiu uma nota sobre a iniciativa:

"Moradores da Zona Oeste podem ajudar aqueles que tiveram prejuízos por causa das chuvas que atingem a cidade desde sexta-feira. O Fórum Regional de Campo Grande, está recebendo doações para as vítimas dos bairros de Realengo e Campo Grande. Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas em condições de uso, móveis e colchões em bom estado, produtos de higiene pessoal, limpeza e rações para animais.

O fórum fica na Rua Carlos da Silva Costa, 141 - 1º andar, das 11h às 18h. O telefone do Fórum é 3470-9600.

Casa da Família presta assistência jurídica

A Casa da Família vai atender moradores dos bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, prejudicados com as chuvas que atingem a região. Quem precisar tirar 2ª via de certidões de nascimento e casamento deve procurar a unidade em Santa Cruz (Rua Olavo Bilac, s/n, Bloco B, Santa Cruz), de segunda a sexta, das 11h às 17h.

A Casa da Família é uma iniciativa lançada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Funciona para resolver conflitos familiares sem a necessidade de processo judicial",
concluiu o comunicado.

Números da tragédia

Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, que é subordinada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), foram realizadas 132 interdições em imóveis afetados pelas fortes chuvas do fim de semana. Desse total, 25 ocorreram no Jardim América, na mesma área onde houve o desabamento de imóveis, por volta das 6h, desta terça-feira (3).

Imagem: Reprodução do Facebook

O órgão ainda divulgou que, desde as 20h30 do último sábado (29), recebeu 654 chamados por meio dos telefones 199 ou 1746. As principais ocorrências registradas foram por desabamento de estrutura, ameaça de desabamento, deslizamento de barreiras e encostas e imóveis com rachadura e infiltração. Os bairros com mais chamados, listados pela Defesa Civil, são Realengo (108), Taquara (56), Campo Grande (40), Bangu (33), Deodoro (22) e Tijuca (21).

Uma ação integrada entre a Defesa Civil e a Comlurb, a Coordenadoria de Fiscalização e Reboques (Cfer), da Seop, já auxiliou a retirada de 49 automóveis arrastados pelas águas. Além disso, dados divulgados pelas instituições revelaram que esses resgates se deram, principalmente, em Realengo, Bangu e Taquara, na Zona Oeste.

A Defesa Civil também informou que os carros atolados, amontoados ou encontrados em rios estão sendo realocados pelas equipes para pontos seguros, liberando as vias para a circulação do trânsito e pedestres. Há uma retroescavadeira da Comlurb que está sendo usada na operação.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.