Uma relação que já dura mais de quatro séculos, com tradições e heranças culturais sedimentadas entre Brasil e Portugal. Foi pensando neste contexto, no qual todo brasileiro carrega um pouco de Portugal em seus hábitos diários, seja na culinária, na cultura ou na arquitetura, que a 10º edição do ENTREARTES exaltará essas referências no seu coletivo de arte. Intitulada “Portugal, o que me trazes?”, a mostra estará aberta ao público de sexta (6) até o dia 5 de abril, quando haverá uma finissage, que contará com visita guiada em libras e piquenique no jardim. O horário de visitação será de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Ana Schieck, curadora da mostra.
Entre os artistas convidados figuram nomes como o de Fátima Dantas, Leila B, Lúcia Lyra, Renata Barreto e Rodrigo Saramago, com curadoria de Ana Schieck. O português Francisco Valença participa como artista plástico e chef convidado. Na abertura da exposição, ele fará uma performance gastronômica para os convidados, assim como ministrará um workshop sobre culinária portuguesa. Dois músicos embalarão a abertura com um repertório homenageando a “terrinha”, já que a ideia é trazer as origens lusitanas, tão presentes na cidade.
Leila B, uma das participantes.
Idealizado pela produtora cultural Cacau Dias, o projeto ENTREARTES tem como principal pilar a valorização dos movimentos artísticos através da união e do fortalecimento da arte em seus mais variados segmentos. Nesse sentido, o projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 3182/15), que reconheceu na iniciativa uma forma genuína de fomentar grandes encontros entre artistas de Niterói. Essa percepção da importância do ENTREARTES foi corroborada pelo Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que, percebendo o dinamismo e a relevância do movimento, decidiu apoiar o projeto na íntegra, tornando-se o único incentivador das quatro edições a serem realizadas ao longo deste ano de 2020.
Francisco Valença, português, participa como artista plástico e chef.