Em uma atuação sem brilho, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Ceará, gol de Leandro Carvalho, ex-Botafogo,no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado negativo pôs fim a invencibilidade de três jogos da equipe desde a chegada do técnico Marcelo Oliveira. Para o alvinegro cearense, os três pontos valeram a saída da lanterna do Brasileirão.
O jogo
O Fluminense tentou surpreender logo no primeiro minuto. Pedro foi lançado na área, antecipou-se ao zagueiro e chutou com perigo por cima do gol. O susto acordou o time cearense. Aos 8 minutos, Juninho Quixadá fez boa jogada pela esquerda, cruzou na área, mas Arthur não conseguiu cabecear. Com uma linha de quatro atacantes, o Ceará chegava com mais facilidade na frente.
O Fluminense, com dificuldade de sair do meio de campo para o ataque, sofria com os contra ataques do adversário, perdendo os rebotes na sua intermediária. Aos 12 minutos, João Lucas recebeu na entrada da área, passou pelo zagueiro e chutou rente à trave. Aos 23 minutos, a equipe tricolor tentou a reação, com lançamento na área para o atacante Pedro chutar com perigo rente ao travessão.
Depois de 25 minutos pressionando a defesa tricolor, o Ceará diminui o ritmo o que facilitou algumas jogadas de ataque do Fluminense. Aos 38 minutos, Pedro recebeu na pequena área, girou rápido, mas o chute parou na zaga. Aos 41 minutos, Juninho Quixadá lançou Leandro Carvalho, que avançou e tocou na saída do goleiro, marcando o primeiro gol.
O Fluminense voltou mais aplicado taticamente para o segundo tempo. A entrada de Everaldo no lugar de Sornoza deu mais mobilidade ao ataque tricolor. O Ceará manteve a mesma pegada e procurava compactar sua defesa para sair em velocidade para o ataque. Aos 19 minutos, Everaldo pedalou diante do lateral Samuel Xavier, invadiu a área , mas a zaga cortou a jogada. Um minuto depois, o Ceará reagiu com um contra-ataque rápido, mas Arthur errou o chute dentro da área.
Aos 23 minutos, Ayrton Lucas cruzou para a área, e a bola sobra sem querer para Everaldo, que ajeita e chuta com força. A bola bate no lado de fora da rede. Aos 31, Everaldo invadiu a área e chutou rente a trave.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 x 0 FLUMINENSE
Local: Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Cartão amarelo: Juninho Quixadá, Jow Cadorna, Edinho, Samuel Xavier, Fabinho, Gilberto
Gol: Leandro Carvalho, aos 41 minutos do 1º tempo
CEARÁ: Éverson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio (Eduardo Brock), João Lucas; Edinho, Fabinho, Juninho Quixadá (Felipe Azevedo), Jow Cadorna; Leandro Carvalho (Calyson), Arthur. Técnico: Lisca.
FLUMINENSE: Julio César; Gilberto, Gum, Digão, Ayrton Lucas; Richard, Mateus Norton, Jadson (Luciano), Sornoza (Everaldo); Junior Dutra (Matheus Alessandro) e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira.