TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Treino gratuito de defesa pessoal ensina mulheres a se defenderem

Técnicas serão ensinadas por instrutores em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Por Portal Eu, Rio! em 05/03/2020 às 18:52:10

Fotos: Divulgação

Evitar uma agressão ou conseguir criar as condições para fugir de um episódio de violência. Essas são algumas estratégias de defesa pessoal que serão ensinadas em um treino gratuito, pelos instrutores da academia de artes marciais RTKD Esportes, em Vila Isabel, Zona Norte, no próximo domingo (08/03), às 10h, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As inscrições estão sendo feitas pelo email: [email protected].

No Brasil, são cerca de 180 casos de estupro de mulheres por dia, segundo dados recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A maioria delas conhece o agressor. O levantamento aponta que os casos de feminicídios cresceram 15,5%, em 2019. Diante de números tão impactantes, os professores da academia decidiram ensinar técnicas básicas de defesa pessoal às mulheres com o objetivo de ajudá-las a evitar uma agressão ou até mesmo conseguir fugir, como explicou o instrutor de Taekwon-do Tradicional, Raphael Medeiros:

"Através das técnicas de defesa pessoal, vamos mostrar as diversas possibilidades de defesa para cada tipo de situação de agressão e que, apesar das mulheres não terem a mesma força física do homens, elas são capazes de se defender de forma simples e eficiente", pontuou Raphael, exemplificando que, entre as técnicas, elas vão aprender a identificar um potencial ataque e se antecipar com golpes contundentes para inutilizar o agressor e conseguir fugir.


A iniciativa foi idealizada com o objetivo de empoderar e fortalecer as mulheres, que , por sua vez, poderão também ajudar outras mulheres que já foram vítimas de violência. Para participar do treino, a equipe da RTKD Esportes pede a doação de itens de higiene e beleza, que serão doados à casa Abrigo Lar da Mulher, da ONG RioSolidario, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos.

"Decidimos criar uma rede de solidariedade: ensinamos às mulheres a se defenderem e elas ajudam outras a resgatarem sua autoestima e se fortalecerem para retomar suas vidas. Muitas, para salvar suas vidas, saem de casa apenas com a roupa do corpo", enfatizou Raphael.

Serviço

Data: 08/03 (domingo)

Horário: 10h

Local: Boulevard 28 de Setembro, 62 – Loja A – Vila Isabel

Inscrições: [email protected]

Sugestão de Vestuário: Roupa de Ginástica

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.