A Super Rio ExpoFood, feira de supermercadistas brasileiros, acontecerá este final de semana (16 a 18/03) no Riocentro. A SRE movimenta economicamente o Estado do Rio de Janeiro, pois traz comerciantes varejistas do Brasil inteiro para a cidade, gerando mais de oito mil empregos diretos e indiretos. Esta é a 32ª edição da ExpoFood, que deverá receber mais de 50 mil profissionais do ramo e os maiores líderes do setor, além de 600 marcas expositoras, num espaço de 40.000 m². Em entrevista ao Portal Eu, Rio!, Fábio Queiróz, presidente da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), fala sobre o evento deste ano.
1) A Super Rio ExpoFood acontecerá entre 16 e 18/03 no Riocentro. Que novidades os participantes do evento terão este ano?
Fábio Queiróz - A Arena SER Conference é a estreia mais aguardada – e requisitada – desse ano. Ela promete ser inesquecível. Com uma plataforma 360º projetada com alta tecnologia e que permite até quatro eventos simultâneos, a Arena tem como objetivo proporcionar conteúdo de qualidade e insights sobre os assuntos que norteiam a vida de profissionais de todo Brasil.
Serão quatro "pétalas" com diferentes conteúdos, cada uma patrocinada por um braço da ASSERJ e da Escala Eventos: IDEIA - Instituto de Desenvolvimento e Inovação ASSERJ, que terá assuntos técnicos e conhecimento especializado; Conecta Varejo, com temas voltados para tecnologia do setor; Arena Super Negócios, um espaço oferecido pela revista da Associação com paineis sobre indústria, supermercados e instituições relevantes; e a Arena do Conhecimento, promovida pela Escala Eventos.
Repetindo o sucesso dos últimos anos, os mais de 50 mil visitantes também poderão viver experiências inesquecíveis no Gourmet Show que oferecerá aulas com chefs internacionais e workshops com especialistas, aproximando executivos, empresários, nutricionistas e outros profissionais.
Outra novidade desse ano é a Expo Nature, um espaço segmentado que reúne foodtechs, produtores de orgânicos e alimentos saudáveis. Entre as empresas que marcarão presença no espaço está a Fit´Óka, que possui uma linha de produtos 100% saudáveis, assados e produzidos com massas de tapioca, óleo de coco e fibras de coco. A Elemento Mineral também garantiu um estande na feira para mostrar a simplicidade e sinergia com a natureza dos antigos rituais de beleza, traduzidos em produtos contemporâneos feitos com rochas, cristais, metais e águas minerais que se transformam em poderosos ingredientes cosméticos e com propriedades terapêuticas e metafísicas.
A SRE terá, pela primeira vez, um espaço totalmente exclusivo para o segmento de importação e exportação. O IMEX Trade pretende atrair o público internacional com a exposição de produtos que geram importação e exportação, com o intuito de identificar, promover e gerenciar novos relacionamentos construídos durante o evento.
O estande contará com a presença de expositores da área que estarão diretamente inscritos na "Rodada de Negócios", onde os associados ASSERJ participarão como âncoras. A área corporativa trará oportunidades comerciais para conectar compradores e fornecedores e preparar empresas interessadas no comércio exterior.
Além de palestras, workshops, treinamentos, consultorias e a presença de parceiros e convidados, já estão confirmados para este ano, fornecedores de produtos nacionais e importados de países como Líbano, Suécia, Emirados Árabes e Portugal.
2) Qual a importância deste evento para a economia do Estado do Rio de Janeiro?
FQ - A SRE movimenta economicamente o Estado do Rio de Janeiro, pois gera mais de oito mil empregos diretos e indiretos e traz comerciantes varejistas do Brasil inteiro para a nossa cidade. É um orgulho muito grande fomentar o turismo de negócios no Rio de Janeiro. Este é o nosso propósito: gerar negócios e parcerias para que possamos, cada vez mais, crescer e sustentar economicamente esse estado e o país.
3) O evento está em qual edição? Qual o espaço (em metragem) da feira, quantos estandes, quantas empresas participantes e quanto em negócios o evento pretende conseguir em 2020? Como foram estes números em edições anteriores?
FQ - Esta é a 32ª edição da feira. Serão mais de 40.000 m². A expectativa é receber mais de 50 mil profissionais do ramo e os maiores líderes do setor no Riocentro. Serão mais de 600 marcas expositoras. No ano passado, a 31ª Super Rio Expofood foi realizada entre os dias 19 e 21/03, com o tema "Conexões Humanas, Profissionais e Tecnológicas". O evento reuniu mais de 50 mil visitantes de todo o país no Riocentro, oferecendo oportunidades de negócios para supermercadistas e grandes players da indústria. As principais tendências do setor foram apresentadas em mais de 100 painéis na SRE Conference, novidade da edição de 2019.
4) Além da promoção da Super Rio ExpoFood, quais outros benefícios a ASSERJ tem disponibilizado para seus associados?
FQ - Este ano tivemos uma enorme conquista para o setor e os expositores da Super Rio. A SRE Trade Show – 32ª Super Rio Expofood será o primeiro evento a ser beneficiado pela mudança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O decreto altera o prazo de pagamento do imposto. A iniciativa foi minha, juntamente com a Super Rio Expofood, que solicitou mais dias para os expositores da feira pagarem o ICMS.
A proposta foi abraçada pelo Governo do Estado e, a partir dessa assinatura, não somente a SRE, mas também todos os eventos comerciais do Rio de Janeiro poderão contar com essa nova vantagem comercial sugerida pela ASSERJ. A partir dela as empresas que fecharem negócios em feiras no Estado terão 45 dias de prazo para recolher o ICMS. Além disso, a entrada é gratuita para os associados da ASSERJ.
5) O que o presidente da ASSERJ tem a dizer para os varejistas do setor alimentício sobre a experiência de participar da ExpoRioFood?
FQ - Essa é a oportunidade do ano para os cerca de 600 maiores líderes supermercadistas do país estarem em contato com expositores e visitantes da indústria, fornecedores e lançamentos tecnológicos que norteiam a categoria, como instituições financeiras, serviços, equipamentos, alimentos, bebidas e inúmeras soluções de um dos setores básicos da vida dos brasileiros. Serão três dias de networking, atualização, negociações valiosas e fechamento de negócios que fomentam importações e exportações, impactando a vida de milhões de pessoas.