O Procon Estadual do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, irá realizar um mutirão de conciliação e renegociação de dívidas nos dias 12, 13 e 18/03 para comemorar a Semana Estadual do Consumidor. O evento vai ocorrer na sede do Procon-RJ, localizada na Avenida Rio Branco, 25, 5° andar, com distribuição de senhas para atendimento das 9 às 15h. Estarão presentes representantes das principais empresas de telefonia, concessionárias de serviços públicos, planos de saúde e bancos. Em virtude do aumento das reclamações de consumidores que não estão conseguindo negociar o cancelamento ou remarcação de voos, hotéis e pacotes de turismo para locais com alto índice de casos confirmados de coronavírus, empresas do seguimento de viagem foram convidadas e estarão presentes. Nos dois primeiros dias do evento (12 e 13), todos os consumidores poderão participar e no último (18/03), o atendimento será para os servidores públicos civis e militares.
Nos mutirões realizados em 2019, os descontos chegaram a até 99%. Um dos consumidores que participaram do evento possuía um débito de R$ 33.430,73 no cartão de crédito e fechou um acordo com a instituição financeira para quitar a pendência por R$ 1.611,02. Em um outro caso, o correntista contraiu um empréstimo junto ao banco, não conseguiu honrar os compromissos, contraindo um débito de R$ 107.877,11, que foi pago por R$ 5.414,94. Uma dívida de R$ 8.466,26 de conta de consumo foi negociada por R$105,85.
As empresas vão participar do mutirão em dias específicos. No dia 12 de março, quinta feira, estarão presentes as empresas de telefonia, Claro, Embratel, Vivo, Nextel, Tim e Oi; as empresas de TV a cabo Net e Sky; o plano de saúde Bradesco; as concessionárias de serviços públicos Light, Enel, Naturgy e Cedae; e as companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Emirates, além do site de viagens Decolar. Já na sexta-feira, 13 de março, participarão os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Pan; as financeiras BMG e Crefisa; o segmento de turismo marcará presença novamente, com a Latam, Gol, Azul, Emirates, AirFrance e Decolar. Já o dia 18 será uma data especialmente agendada para atender aos servidores públicos e apenas os bancos e financeiras participarão - Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Pan, BMG e Crefisa . Os serviços do SPC estarão disponíveis todos os dias.
- Primeiramente o mutirão foi organizado pensando nos consumidores que estão endividados, porém com a alta demanda de reclamações sobre o cancelamento ou alteração de viagens para os locais com muitos casos de coronavírus, decidi convidar empresas do setor para participar do evento. Os consumidores terão a oportunidade de negociar diretamente com os prestadores de serviço, auxiliados por um funcionário do Procon. O compromisso de fazer negociações diferenciadas, que de fato ajudam os consumidores, é uma premissa para as empresas participantes - relata o presidente do Procon-RJ Cássio Coelho.
Como o posto de atendimento na sede do Procon Estadual estará voltado exclusivamente para o mutirão, não será realizado nenhum outro tipo de atendimento presencial no período. Para casos fora do mutirão, o consumidor poderá ir aos outros postos de atendimento da autarquia ou utilizar nossos canais online - o site www.procononline.rj.gov.br ou o aplicativo para smartphones "ProconRJ", que pode ser baixado gratuitamente. Os endereços e horários dos postos de atendimento podem ser conferidos em: http://www.procon.rj.gov.br/index.php/posto_atendimento
Fonte: Ascom Procon