Ziguezagueando entre banhistas, cadeiras de praia e cangas, Filipi Vimercati, de 32 anos, que passa pelas areais da praia da Barra anunciando picolés, chama a atenção das pessoas que aproveitam o calor para tomar aquele banho de mar. Sempre bem humorado, o morador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, tem uma bela tática para conquistar seus clientes: o Francês. Além de todo esse sucesso, o vendedor foi convidado a participar do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Tv Globo, na última quarta (11).
O jovem, que contagia as pessoas com a sua alegria, usa o Francês para atrair novos clientes. Aliás, empreendedorismo requer inovação e que atrai mais público. Nas frases mais conhecidas de Filipe estão: “Depois desse Francês deveria cobrar no Euro esse picolé” e “Só com a francesada da Barra: o empreendedor bilingue.”
Filipi leva mais de duas horas, para chegar ao seu local de trabalho. O empreendedor mesmo após, um dia intenso de vendas, ainda encontra tempo para investir no sonho de se tornar físico.
“Sou um jovem que luta dia após dia para alcançar meus sonhos e objetivos. Adoro a frase de um grande matemático que diz o seguinte ‘Problema adiado é problema dobrado’. Foi por isso que peguei a caixa e comecei a vender picolé”, disse o rapaz.
Na luta diária pelo sustento de casa e dividindo espaços com vendedores ambulantes, Filipi é um dos 11,6 milhões de trabalhadores que sobrevivem sem carteira assinada, segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já a paixão pelo universo da física surgiu nas aulas para concurso publico no bairro Ouro Preto, onde mora. Durante a apresentação dos conteúdos, Filipi começou a ganhar gosta pelos cálculos e começou a se preparar para tão breve entrar na universidade. “Estou estudando tudo sobre matemática, que é a maioria da grade. Quero chegar preparado e intensificar ainda mais o meu conhecimento”, afirma.