Criminoso apontado pela Polícia como um dos braços direitos do traficante Schumaker Antonácio do Rosário, o Schumacher, 34 anos, utilizava câmeras de segurança em postes localizados na Rua Eugênio Fromentin, na localidade conhecida como Ipuca, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, para monitorar a movimentação ao redor do imóvel onde se escondia.
Identificado como Telmo de Souza Capela, o Telminho, 36, ele foi surpreendido na manhã desta segunda-feira, dia 30 de julho, por policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 7º BPM (São Gonçalo). Ele ainda correu e pulou o muro tentando fugir pelos fundos, mas foi alcançado pelos PMs.
Preso em abril de 2006 e condenado a 12 anos e 7 meses de prisão, Telminho recebeu o livramento condicional no último dia 12 de junho assumindo o compromisso de comprovar ocupação lícita no prazo de 30 dias e de comparecer a cada três meses em juízo, além de manter informação sobre endereço atualizado.
Com ele, os policiais apreenderam uma pistola calibre 40 com kit rajada e quantidade de drogas ainda não contabilizadas. A ocorrência está sendo encaminhada para a 74ª DP (Alcântara).
O Disque-Denúncia oferece uma recompensa de R$ 20 mil por informações que auxiliem a Polícia na localização e prisão do traficante Schumacher. Preso por assalto em agosto de 2003, em 2013 ele conquistou na Justiça o benefício de cumprir o restante da pena no regime semiaberto - recebendo o direito de sair do Instituto Penal Edgar Costa, em Niterói, para trabalhar durante o dia e tendo que retornar à unidade para dormir à noite. No entanto, nunca mais voltou.
Já condenado a 29 anos de prisão pelos crimes de homicídio e assalto à mão armada, Schumacher é acusado ainda de tráfico de drogas, assaltos e homicídios. Em fevereiro de 2017, segundo investigações policiais, chegou a oferecer a seus comparsas uma recompensa de R$ 5 mil por cada policial morto na região.
Telminho é braço direito do traficante Schumaker (Foto: Polícia Militar)