A treinadora de futebol feminino do Fluminense, Thaissan Passos, gravou um vídeo nesta sexta (26), distribuído a imprensa e destinado a fãs do esporte. Nele a comandante tricolor faz uma análise do trabalho implementado há dois anos no clube e projeção para a temporada 2020.
"Foi um primeiro ano foi de muito aprendizado. A gente precisava mostrar a força do futebol feminino e conseguiu trazer um encanto para a torcida tricolor, conseguir fazer a torcida acompanhar nossos jogos. A nossa base também foi muito vitoriosa, conseguimos colocar jogadoras na Seleção Brasileira Sub-17. Nas competições, conseguimos passar para a segunda fase do Brasileiro A2 e fomos vice-campeãs carioca nas duas categorias: adulto e Sub-18", destacou a treinadora.
Segundo a treinadora, o maior objetivo do departamento de futebol feminino do Fluminense para este ano é buscar o acesso para a série A1 em 2021. Thaissan considera que este é o ano da afirmação e junto às meninas do profissional e da base tem as melhores expectativas quanto a colheita após os frutos plantados. Apesar do isolamento total em adequação à preservação do Covid_19, elas mantêm o foco para na volta a campo batalhar jogo a jogo pelos objetivos.
"O primeiro ano foi positivo. Um ano de criação, de desenvolvimento e de estabilidade para que pudéssemos buscar voos mais altos. A gente conseguiu alcançar os objetivos traçados no início da temporada, que era fazer as pessoas enxergarem o futebol feminino do Fluminense como um trabalho sério e consolidado. Espero que 2020 seja o período da concretização dos planos", conclui.
Thaissan Passos mostra esperança e otimismo quanto ao período difícil e delicado de pandemia vivenciado pelo Brasil e o mundo, não só no esporte, mas de uma forma geral.
"Tenho certeza que essa situação toda que a gente está vivendo vai ser resolvida e a gente vai conseguir colocar em prática tudo aquilo que a gente planejou. O Fluminense merece estar no cenário nacional, em visibilidade com toda sua grandiosidade, tanto no futebol masculino quanto no feminino, e é isso que a gente vai buscar", afirma.
Dicas de Leitura, por Thaissan Passos:
A treinadora considera que tem ainda, como educadora, uma responsabilidade social. Além da influência da formação de atletas e cidadãos. Então, neste período de isolamento social, ela sugere passar o tempo com boa leitura e dá dicas de livros com conteúdo voltado ao público feminino no esporte.
- "O dia em que as mulheres viraram a cabeça dos homens", do René Simões. Fala da conquista da prata Olímpica, na visão de um treinador que sempre trabalhou com futebol masculino e que conseguiu compreender o universo feminino.
- "Atleta, substantivo feminino", de Oscar Valporto. Fala da fibra, da garra de vinte mulheres que, com certeza, são de grande influência na minha vida, mulheres referências, que levaram o esporte brasileiro aos lugares mais altos do pódio.
- "Educação Olímpica e Responsabilidade Social", de Katia Rubio (org). Esse livro é muito relevante para todas as pessoas que defendem o acesso ao esporte e ao lazer como direitos sociais de todos os cidadãos.